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Agora realmente é com você!

Por Ivan Postigo

Data de Publicação: 02 de Junho de 2011

Durante anos, porque não dizer décadas, Silva, empresário arrojado, produziu e colocou no mercado um considerável volume de produtos. Com qualidade reconhecida é verdade, com preço satisfatório, que atendia todas as necessidades da empresa e permitia retiradas financeiras substanciais para atender os projetos pessoais.

Por sua dedicação inquestionável e trabalho duro sempre mereceu!

Concorrentes e amigos, ao comentarem as novas tendências nos negócios, ouviam sempre de Silva as mesmas observações: - No mercado há lugar para todo mundo, essas importações são oportunistas, vi isso minha vida toda e os modismos em gestão sempre passam.

Empresário de longa data presenciou a febre do Just-in-time, círculos de qualidade, qualidade total, 5S, downsizing, reengenharia, terceirização, quarteirização, benchmarking, orçamento base zero, teorias X, Y, Z, parcerias e alianças estratégicas, endomarketing, CRM, avaliação de desempenho, administração por objetivos, e tantas outras ondas e modas, e sempre provou que novas viriam e passariam.

Percebia que estava perdendo espaço no mercado e atribuía isso à falta de empenho da equipe de vendas.

O remédio, dizia sempre, era colocar sangue novo na área comercial. Fez isso com tanta intensidade que em algumas regiões os novos representantes não duravam seis meses.

À medida que trocava os profissionais perdia identidade com os clientes, mas devido ao seu distanciamento não conseguia avaliar esse ponto com clareza.

Aderiu à informática, mais por necessidade de uso de ERP, o sistema integrado de gestão empresarial, do que por conhecimento sistêmico. Ainda assim, por falta de treinamento e reciclagem, aspecto desnecessário e caro no seu ponto de vista, explorava menos de 40% dos recursos do software.

Propaganda, fortalecimento de marca? Algo dispendioso e privilégio das grandes organizações. Sua empresa e seus produtos nunca precisaram disso!

Divulgar sua visão e estabelecer a missão da empresa para quê? Aderir a mais um modismo?

Internet sempre foi considerada um passatempo e mala-direta uma perda de tempo.

Custos sempre foram controlados por ele dentro de uma metodologia pessoal e sem qualquer critério técnico.

A realidade hoje é que sua empresa tem alto desperdício. O índice de defeitos é o dobro do segmento, os custos estão 30% maiores do que os concorrentes, seu ponto de equilíbrio é altíssimo e não há margem para negociação.

O déficit financeiro o leva a descontar 100% das duplicatas e ainda o obriga a usar o cheque especial.

Já lhe indicaram algumas linhas especiais de financiamento, mas como os impostos estão normalmente atrasados não consegue as certidões negativas, portanto não tem acesso a crédito mais barato.

A manutenção preventiva, adiada sempre, não evita as quebras crescentes das máquinas, derrubando sensivelmente a produtividade.

Sua equipe o vem acompanhando há muito tempo. Os profissionais estão defasados, nunca se envolverem em treinamento e atualização e estão desmotivados para ações mais agressivas para mudar esse panorama.

Não deixam a empresa por falta de qualificação e também por não se sentirem preparados para um mercado dinâmico, distante de suas realidades.

Silva não os substitui por reconhecer a contribuição dada até o momento, por se sentir mais confortável em administrar os negócios com eles e por não conseguir reter os novos contratados.

Seus fiéis gestores, poucos receptivos aos recém-chegados, são reativos e pouco cooperativos. A reza é sempre a mesma: "Os de fora não entendem nossa filosofia e nossos negócios".

Sabotam toda e qualquer tentativa de melhoria e desenvolvimento sistêmico que os novos contratados tentam fazer.

Cada saída de um recém-chegado reforça a tese interna de que não se formam mais profissionais como antigamente.

A situação econômica e financeira é muito delicada, Silva já conversou com muitos especialistas, contratou alguns, mas se livrou de todos.

O mercado conhece suas dificuldades e começa a fazer projeções sobre o destino de sua empresa.

Silva, agora realmente é com você. Só com você!

Sobre o autor

Ivan PostigoIvan Postigo é economista, contador, pós-graduado em controladoria pela USP. Vivência em empresas nacionais, multinacionais americanas e européia de lingotamento de aço, equipamentos siderúrgicos, retroescavadeiras e tratores agrícolas, lentes e armações de óculos, equipamentos de medição de calor, pilhas alcalinas, vestuários, material esportivo, refrigerantes, ferramentas diamantadas , cerâmicas, bebidas quentes, plásticos reciclados, hotelaria e injeção de plásticos. Executivo nas áreas fabril, administrativa/financeira, marketing e vendas. Escreve artigos com foco nos aspectos econômicos e de gestão das empresas para jornais e revistas. Desenvolve consultoria e palestras nas áreas mercadológica, contábil/financeira e fabril. Autor do livro: Por que não? Técnicas para Estruturação de Carreira na área de Vendas.

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