você está aqui: Home  → Colunistas  →  Construindo o Futuro

 

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Mais ou menos não soma nem multiplica, só subtrai

Por Ivan Postigo

Data de Publicação: 14 de Janeiro de 2011

Mais ou menos não é só uma frase, mas uma atitude ruim.

Depois de superar algumas dificuldades no trabalho você conseguiu tirar férias e está seguindo viagem, quando o comandante de seu vôo diz: - Não precisam se preocupar com turbulências, o tempo não está bom, mas também não está ruim. Está mais ou menos. Pronto, acabou o sossego!

O stress o levou ao cardiologista, depois dos exames você se encontra com o médico e pergunta: - Doutor como estou?

Ele simplesmente lhe diz: - Mais ou menos.

Certamente essa resposta não irá atender suas expectativas. Insistirá para ter um posicionamento, ainda que lhe diga que está mal e os cuidados que deve tomar.

No restaurante o garçom lhe pergunta: - Como o senhor gostaria de seu bife?

Para ter certeza que virá a seu gosto diria mais ou menos? Certamente que não.

Seu computador tem apresentado alguns defeitos, isso o está deixando irritado. Acabou de comprá-lo. O equipamento fica quinze dias na assistência técnica, finalmente avisam para retirá-lo.

Quando pergunta ao técnico se está tudo resolvido, ele simplesmente responde: - Mais ou menos.

Fico imaginando se saiu de lá satisfeito e quantas vezes mais voltará a procurá-los.

Um dia, refletindo sobre a vida após a morte, você, amigo de seu conselheiro espiritual, lhe pergunta: - Quando morrer irei para o céu?

Ele olha e calmamente responde: - Mais ou menos.

Nesse momento, infalivelmente, sua voz interior gritará: - Mais ou menos?

Mais ou menos estabelece falta de comprometimento ou deixa essa impressão.

Na vida, quanto mais pudermos eliminar o "menos" melhor.

O azar, o fracasso, sempre nos rondam, então não devemos lhes dar oportunidades.

A corda está mais ou menos, não use. O paraquedas foi dobrado mais ou menos, não salte. O conserto do gás ficou mais ou menos, não acenda o fogo. Tome providências para a palavra "menos" não encontre lugar quando procura resultados.

Tenho uma vida voltada a projetos, desenvolvi muitos, trabalhei com uma quantidade bastante significativa de pessoas, os melhores resultados obtive quando o conceito do mais ou menos não fez parte.

Aprendi muito com um dos mentores que usava como referência uma velha história:

O funcionário, após horas de trabalho, leva a planilha com seus cálculos para o chefe. Este lhe pergunta: - Ficou bom?

A resposta é curta: - Mais ou menos.

O chefe: - O que poderia ser melhorado?

O funcionário entusiasmado lhe mostra uma série de detalhes.

— Excelente, volte lá e faça esses ajustes- diz o chefe.

E assim o evento se repete até que exausto e sem ter mais o que dizer o funcionário se rende: - Chefe, desculpe, não sei mais o que sugerir. Isso é o máximo que possa fazer.

Satisfeito o chefe responde: - Perfeito, agora sim analisarei o trabalho. Observe que a cada revisão você adicionou informações, em nenhum momento retirou. Com isso multiplicou nossos conhecimentos e os resultados.

O funcionário depois de alguns momentos observa: - Chefe, hoje realmente aprendi uma grande lição. Mais ou menos não soma nem multiplica, só subtrai.

Com freqüência tratamos muitos assuntos mais ou menos e queremos bons resultados.

Precisamos mudar nossa mentalidade de mais ou menos para excelência em desempenho. Esse processo de mudança de mentalidade se chama metanóia.

Formando uma corrente de excelência em desempenho estaremos assegurando o direito à uma vida melhor.

Ou você prefere viver mais ou menos?

Sobre o autor

Ivan PostigoIvan Postigo é economista, contador, pós-graduado em controladoria pela USP. Vivência em empresas nacionais, multinacionais americanas e européia de lingotamento de aço, equipamentos siderúrgicos, retroescavadeiras e tratores agrícolas, lentes e armações de óculos, equipamentos de medição de calor, pilhas alcalinas, vestuários, material esportivo, refrigerantes, ferramentas diamantadas , cerâmicas, bebidas quentes, plásticos reciclados, hotelaria e injeção de plásticos. Executivo nas áreas fabril, administrativa/financeira, marketing e vendas. Escreve artigos com foco nos aspectos econômicos e de gestão das empresas para jornais e revistas. Desenvolve consultoria e palestras nas áreas mercadológica, contábil/financeira e fabril. Autor do livro: Por que não? Técnicas para Estruturação de Carreira na área de Vendas.

Veja a relação completa dos artigos desta coluna