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Gestões de produção e custos - Discurso e prática

Por Ivan Postigo

Data de Publicação: 12 de Dezembro de 2010

Com a globalização as fronteiras foram praticamente eliminadas.

A época em que produtos eram lançados em um país e levavam anos para alcançar outros ficou no tempo e nas lembranças. Hoje as ações são mundiais.

Idéias incubadas em laboratórios, entre a materialização e confecção do protótipo ou peça piloto e sua produção em escala industrial poderia demandar vinte anos. Isso é impensável atualmente.

Quem trabalhar com um cronograma dessa dimensão verá um produto nascer morto.

Mesmo os que são revolucionários têm vida curta sem atualização, a concorrência os copiará e aperfeiçoará em uma velocidade impressionante.

Isso acontece porque o mundo trabalha 24 horas por dia, 7 sete dias por semana, ininterruptamente.

Nesse mundo o sol nunca se põe. A luz do dia mantém-se presente, estamos sempre sob a iluminação e o calor do sol da meia-noite.

Nessa dinâmica, como ficam nossas fábricas?

Perdemos competitividade por atraso tecnológico, desconhecimento de novos métodos de produção, concorrência com baixos salários, produtos obsoletos ou deficiência em gestão? Não importa o estágio de atualização quando fazemos uso inadequado de recursos. Isso também gera custos proibitivos.

De que forma estamos adequando os custos nas nossas empresas?

Com cotações? Programando as compras?

Uma resposta prática seria: Exatamente!

De uns passos atrás e verificará que em muitos casos não há planejamento.

Recursos são contratados em cima da hora, alguns com demasiada antecedência, outros não são lembrados. Também em excesso, insuficientes, com prazos apertados para pagamento, com qualidade questionável, entre outras constatações.

Isso é um exagero?

Não, não é.

Vamos a um fato real, caso extremo, mas que podemos encaixar muitas situações do nosso cotidiano:

A empresa "Manias & Teimosias Ilimitadas", extremamente verticalizada, entre a produção da matéria-prima e a confecção do produto tinha um ciclo de 70 dias.

Seu gestor comercial, também responsável pela criação dos produtos, com freqüência efetuava vendas para entrega em 45 dias.

Evidentemente que os prazos dificilmente eram atendidos. Os recursos eram obtidos a toque de caixa, com isso, ainda que o planejamento pudesse ter sido desenvolvido, a programação encontraria enormes barreiras para conduzir o processo.

No encerramento do mês, a equipe responsável pela apuração dos resultados preparava a planilha de "Controle de Custos".

Controle de custos?

A pressa sempre cobrava um pedágio, um spread, um prêmio, horas extras, bonificação, dê o nome que considerar mais adequado, o fato é que os gastos sempre eram maiores que os valores estimados.

Controle de custos? Controle tem que permitir ação para influência e possibilidade de contenção.

O título mais adequado seria "Acumulação de custos" ou quem sabe "Constatação de custos". Jamais controle!

Por que um produto pode atravessar os oceanos chegando aos nossos clientes mais rápido e mais barato?

Você dirá isso é exagero?

Há estudos que mostram que perderemos participação nas exportações mundiais até 2.030. Isso não ocorrerá sem motivo e não será apenas pelos efeitos de valorização e desvalorização de moedas.

Por que razão nossas exportações mal chegam a 1% do comércio mundial?

Vamos tratar essa questão como "maturação e maturidade": Antes de sonhar com o vestibular, vamos fazer a lição de casa?

Competitividade depende de alguns pilares, entre eles estão gestões efetivas fabris e de custos.

Neste momento, para restringir o foco da questão, sequer mencionei as perdas de margens de contribuição.

Como este assunto é tratado na sua organização?

Já parou para pensar?

Sobre o autor

Ivan PostigoIvan Postigo é economista, contador, pós-graduado em controladoria pela USP. Vivência em empresas nacionais, multinacionais americanas e européia de lingotamento de aço, equipamentos siderúrgicos, retroescavadeiras e tratores agrícolas, lentes e armações de óculos, equipamentos de medição de calor, pilhas alcalinas, vestuários, material esportivo, refrigerantes, ferramentas diamantadas , cerâmicas, bebidas quentes, plásticos reciclados, hotelaria e injeção de plásticos. Executivo nas áreas fabril, administrativa/financeira, marketing e vendas. Escreve artigos com foco nos aspectos econômicos e de gestão das empresas para jornais e revistas. Desenvolve consultoria e palestras nas áreas mercadológica, contábil/financeira e fabril. Autor do livro: Por que não? Técnicas para Estruturação de Carreira na área de Vendas.

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