você está aqui: Home  → Colunistas  →  Construindo o Futuro

 


De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Uma consulta tardia

Por Ivan Postigo

Data de Publicação: 10 de julho de 2010

Como consultores, dividimos com o mercado as boas notícias para que sirvam de agentes motivadores e, também, as ruins, como alerta.

Esta semana, depois de muita reflexão, tivemos que informar alguns gestores que não temos solução de continuidade para a empresa.

O endividamento chegou a tal ponto que consumiu tudo o que tinham como reserva e esgotou as possibilidades de crédito.

Vender a empresa é impossível e entregá-la pelo valor da dívida improvável.

O valor do passivo é de tal monta que permite criar uma empresa nova sem dificuldades.

A marca não tem valor porque não se fez.

A pergunta é bastante simples: - Por que deixar uma organização se deteriorar tanto e buscar ajuda tão tardia?

A resposta não surpreende: - Nunca pensamos que isso pudesse acontecer.

Aconteceu com esta empresa e acontecerá com muitas outras.

Explorar as oportunidades de mercado demanda uma série de atitudes, desde a localização de potenciais clientes até consolidação da marca.

Produzir requer conhecimento do produto, controle do processo, habilidade para negociação das necessidades de abastecimento à adequação das entregas.

Financiar as operações abrange desde evitar o uso indiscriminado e irresponsável do cheque especial à obtenção de recursos do BNDES.

Todas, atividades simples e óbvias?

Sim, como para muitos é jogar xadrez.

Você joga xadrez?

Veja, perguntei se você joga não se conhece as regrinhas básicas.

Já experimentou jogar com uma pessoa experiente ou mesmo contra um programa de computador?

Não tem hora que a surra é tão grande que você nem sabe como e porque perdeu?

Pois é, os grandes desastres empresariais são assim. Começam com alguns poucos erros, as luzes vão se acendendo e as pessoas começam achar aquilo normal. Quando se dão conta o avião está com o "bico enterrado no solo".

As dificuldades criam os heróis em tempo de crise. Aqueles que na empresa fazem muita espuma, mas limpam pouco.

Aparecerá a turma do "Isso não é comigo".

Há também a turma do clube "Avisei que não ia dar certo".

Tem o grupinho "To fora, vai acabar sobrando".

Há aqueles que formam a ala "Quero ver no que isso ai dar".

Não podemos esquecer dos cavaleiros solitários "Ninguém me ajuda".

Ah, os videntes: "Há muito tempo que a coisa ta errada, e vai piorar".

Ops, não podemos esquecer dos que não queriam e não querem ver, os que não queriam e não querem ouvir, e os que não falaram e não querem "mais" falar.

Vamos no popular: - Fala sério, isso poderia dar certo?

Não vamos nem perder tempo falando que faltou desenvolver a missão, visão, crenças e valores da empresa, pois não teria o menor sentido e seria de uma inocência irritante, mas nos prendamos a uma única pergunta: - Esse grupo estava reunido todos os dias fazendo o quê?

Você pode me perguntar: - Como você pode falar assim?

Estou, simplesmente, atendendo a dois pedidos.

O primeiro: O que faço agora?

Recomendação: Procure um bom advogado para minimizar as perdas.

Segundo: Escreva para mim um desabafo.

Tá escrito!

Há um terceiro que não foi solicitado, mas esse faço com todo o coração: - Fique com minhas orações, uma vez que em termos técnicos pouco posso fazer!

Uma lição para todos nós: A falência de uma organização começa, com muita freqüência, no processo de gestão.

Sobre o autor

Ivan PostigoIvan Postigo é economista, contador, pós-graduado em controladoria pela USP. Vivência em empresas nacionais, multinacionais americanas e européia de lingotamento de aço, equipamentos siderúrgicos, retroescavadeiras e tratores agrícolas, lentes e armações de óculos, equipamentos de medição de calor, pilhas alcalinas, vestuários, material esportivo, refrigerantes, ferramentas diamantadas , cerâmicas, bebidas quentes, plásticos reciclados, hotelaria e injeção de plásticos. Executivo nas áreas fabril, administrativa/financeira, marketing e vendas. Escreve artigos com foco nos aspectos econômicos e de gestão das empresas para jornais e revistas. Desenvolve consultoria e palestras nas áreas mercadológica, contábil/financeira e fabril. Autor do livro: Por que não? Técnicas para Estruturação de Carreira na área de Vendas.

Veja a relação completa dos artigos desta coluna