você está aqui: Home  → Colunistas  →  Construindo o Futuro

 

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


O que você vai fazer com seu dia hoje?

Por Ivan Postigo

Data de Publicação: 01 de Fevereiro de 2010

Todos nós vivemos abrigados por uma empresa. Como proprietários ou colaboradores.

Uma organização fabricante de um produto ou prestadora de serviços.

Passaremos nossa vida profissional nesse local ou partiremos para outro, mas sempre abrigados no "guarda-chuva" empresa.

O futuro do empreendimento em que estivermos envolvidos determinará nosso futuro.

Podemos afetá-lo também ou apenas sermos afetados pelos acontecimentos. Isso será determinado pelas nossas ações, com competências e poder de influência.

Uma simples regra da cadeia de conseqüências.

Não importa se você é um empresário, cientista ou trabalhador braçal, sua importância para o sucesso do fluxo é indiscutível.

Como diz uma música conhecida de todos nós: "Cada um no seu quadrado".

Quando você não cuida dele alguém necessariamente terá que fazê-lo e influenciará no seu destino.

Gestão empresarial pode ser considerado um campo de trabalho instigante e também frustrante.

Instigante porque um dia não é, não precisa e, muitas vezes, não deve ser igual ao outro.

Frustrante porque, como diz um velho ditado, "Fazendo tudo certo você tem cinquenta por cento de chance de ter sucesso".

Nós dificilmente sabemos o que vai fazer sucesso. É verdade que nossa experiência nos ajuda, nos orienta, permite analisar sinais, mas não nos dá garantias.

Canções, livros, histórias, peças de teatro, muitas vezes ficam adormecidos por anos, até que um fato os resgata, são aplaudidos e dão retornos financeiros substanciais.

Os criadores do Super-homem jamais poderiam imaginar o que estavam criando quando o colocaram no mercado, nem quando venderam os direitos.

Fator fundamental é que o fizeram!

Do nascedouro à versão atual muitas mudanças aconteceram, devido ao ambiente, circunstâncias e expectativas.

Nossas novelas na televisão, tão assistidas e aplaudidas, também procuram atender expectativas da audiência.

A cada história que lemos ou assistimos, torcemos por alguns personagens e esperamos que reajam, que tenham atitudes, conforme faríamos se estivéssemos lá, mas o que fazemos com o personagem da nossa história de vida, dia após dia?

Escreva a sua história de futuro. Faça uma sinopse, escreva um roteiro e procure segui-lo.

Networking, capacitação alianças, compartilhamento, negociação, motivação, são fatores que nos permitem arquitetar e conduzir nosso projeto de vida.

Após o seu café da manhã o que você fará hoje que contribuirá mais do que ontem para atingir seus objetivos?

O verbo para a estratégia você, certamente, conjugará no futuro, mas para ação tem que ser no presente.

Não podemos nos lamentar porque " o problema dos nossos tempos é que o futuro já não é o que era"!

Certamente é mais complexo, contudo substancialmente mais interessante.

Todos nós temos idéias saudosistas, nos encantamos com carros antigos, mas quem está disposto a abrir mão da direção hidráulica?

Você sabe que com a dinâmica atual " o sucesso não está garantido, mas também tem certeza de que o fracasso nunca é definitivo".

O poder para isso está no que você vai fazer com seu dia hoje.

Pensando no futuro, o que a sua empresa pode esperar de você?

Sobre o autor

Ivan PostigoIvan Postigo é economista, contador, pós-graduado em controladoria pela USP. Vivência em empresas nacionais, multinacionais americanas e européia de lingotamento de aço, equipamentos siderúrgicos, retroescavadeiras e tratores agrícolas, lentes e armações de óculos, equipamentos de medição de calor, pilhas alcalinas, vestuários, material esportivo, refrigerantes, ferramentas diamantadas , cerâmicas, bebidas quentes, plásticos reciclados, hotelaria e injeção de plásticos. Executivo nas áreas fabril, administrativa/financeira, marketing e vendas. Escreve artigos com foco nos aspectos econômicos e de gestão das empresas para jornais e revistas. Desenvolve consultoria e palestras nas áreas mercadológica, contábil/financeira e fabril. Autor do livro: Por que não? Técnicas para Estruturação de Carreira na área de Vendas.

Veja a relação completa dos artigos desta coluna