você está aqui: Home  → Colunistas  →  Cantinho do Shell

 

Geração de arquivos de assinatura para email

Por Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 15 de Abril de 2009

O site fabelem possui muito conteúdo, inclusive cartões de aniversário, natal, páscoa... Também tem uma coleção enorme de frases muito bem humoradas de pessoas famosas do Brasil e do exterior.

Eu pensei então em uma forma de fazer com que cada email que eu enviasse contivesse uma destas frases. Geralmente, o arquivo de assinatura de email, em sistemas *nix, chama-se .sig. O trabalho seria então mudar o conteúdo do arquivo .sig de tempos em tempos, sempre contendo uma frase nova e o que quer que eu desejasse manter como informação permanente.

A maioria dos clientes de email, como mutt, pine, thunderbird e outros, utilizam este arquivo de assinatura.

O script a seguir, bastante simples, faz algo parecido:

sig.sh

  #!/bin/sh
  
  SIG=/home/rubens/.sig
  FRASES=/home/rubens/frases
  cd $FRASES
  
  frase=`ls | shuf | head -n 1`
  
  echo "-----------------------------------" > $SIG
  cat $frase | fmt -w 50 >> $SIG
  echo "-----------------------------------" >> $SIG

A variável SIG contém o nome do arquivo .sig. Dentro do diretório frases eu coloco as frases que desejo incluir em minha assinatura de email.

À variável frase eu atribuo o nome de um dos arquivos dentro do diretório frases. Este valor é atribuído de forma aleatória pelo comando shuf. Este comando pega o resultado do comando ls e o embaralha. Eu pego deste resultado, com o comando head -n 1 apenas a primeira linha.

Em seguida eu gero o conteúdo do arquivo .sig.

Finalmente, este script deve ser executado periodicamente. Para executá-lo a cada minuto, insira a seguinte linha, com as devidas modificações para refletir o seu ambiente, em seu arquivo crontab

  # m h  dom mon dow   command
  *  *  *  *  * /home/rubens/bin/sig.sh

Mas o melhor ainda está por vir, as frases :-)

As frases foram selecionadas pela Fátima Conti, mantenedora da coluna Interessa?, da Dicas-L. O arquivo com todas as frases pode ser baixado do endereço do seção de downloads da Dicas-L. São 495 frases, em 495 arquivos, compactadas em um arquivo no formato zip. No site mantido pela Fátima tem muito mais frases interessantes.

Para quem quiser usar este recurso com o Gmail, eu criei um arquivo RSS contendo todas as frases. Basta você configurar o seu Gmail, na opção Settings, item Signature. Na opção Append a random signature from feed: especificar o endereço do arquivo: http://www.dicas-l.com.br/frases/index.xml

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos desta coluna