você está aqui: Home  → Colunistas  →  BrOffice.ORG

BrOffice.org Portátil em Português e com Verificador Ortográfico

Colaboração: Tarcísio Nunes Filgueiras Júnior - TarcNux

O OpenOffice.org e sua versão brasileira BrOffice.org é um conjunto de softwares que merece nosso respeito e mais atenção. Há um grupo muito coeso de colaboradores, pelo menos é o que parece, desenvolvendo muita coisa boa por aí e a substituição do Office rival nunca foi tão fácil.

Inclusive há notícia de que na versão 2.0.4 do OpenOffice estará aceitando extensões como o bem sucedido Firefox, ainda não sei bem como será, mas acredito ser mais um passo à frente.

O objetivo dessa minha contribuição por aqui é tentar facilitar a utilização do OpenOffice em instituições de ensino, laboratórios, LAN houses, na lua e em qualquer lugar.

OpenOffice.org Portátil

OpenOffice_Portable_2.0.3_en-us.exe

A vantagem em se ter o OpenOffice Portátil, rodar em disco USB tipo Pen Drive, não é nem o fato dele ser portátil, mas o fato de não ser necessário instalar, basta copiar a pasta para a unidade de disco desejada, e isso facilita muito a vida de quem irá disseminar nas várias máquinas da empresa ou instituição de ensino.

Execute o arquivo acima e selecione uma pasta ou unidade para extração dos arquivos, pronto, já temos o OpenOffice.org portátil, porém em inglês, o que não ajuda muito em termos de correção ortográfica.

O OpenOffice portátil é para Windows, logo, todas as versões tratadas aqui são para Windows.

BrOffice.org

BrOffice.org_2.0.3

Não encontrei mais aquela opção de tradução da interface, por isso, a solução encontrada foi instalar o BrOffice.org em pelo menos uma máquina, fazer umas soluções técnicas avançadas e depois copiar essa pasta com a versão traduzida para todas as demais máquinas.

O próximo passo é instalar o BrOffice.org 2.0.3, caso já tenha uma versão mais antiga instalada não há problema, o método abaixo funciona também, desde que seja versão 2.

Encontre as seguintes pastas do BrOffice.org, normalmente estão em: C:\Arquivos de programas\BrOffice.org 2.0 e copie-as para a pasta c:\temp

  1. \help
  2. \licenses
  3. \presets
  4. \program\resource *
  5. \readmes
  6. \share

Apenas a pasta resource, mas antes de copiá-la para o destino, crie a pasta program para manter a estrutura de pastas.

Sei que não são todos os arquivos necessários para nosso objetivo, mas é tão mais simples copiá-los todos do que ficar explicando quais arquivos deverão ser copiados. Agora mova essas 6 pastas acima para a pasta do OpenOffice.org Portátil: C:\OpenOfficePortable\App\openoffice sobrescrevendo todos os arquivos quando solicitado.

Já está funcionando em português, mas antes da disseminação em massa, ajustemos o idioma.

Verificador Ortográfico

Verificador Ortográfico

A versão 2.0.3 do BrOffice.org já vem com o Verificador para 1.400.000 palavras, então não é necessário baixar nenhum arquivo, basta abrir o OpenOffice.org que já está em português, clicar em **Ferramentas Opções Configurações de Idioma** e selecionar Português (Brasil) em tudo.

A partir da próxima utilização, o seu OpenOffice.org Portátil já estará a pleno vapor em Português (Brasil) e poderá ser disponibilizado na rede ou mesmo copiado para as diversas máquinas.

Considerações Finais

Visite o site do BrOffice.org a verifique que no menu a esquerda há vários projetos, dê uma olhada em alguns deles, tenho certeza que se você ainda não conhece, se surpreenderá!

Publicado originalmente na Dicas-L em 3 de outubro de 2006

Sobre o autor

Rubens Queiroz de Almeida é engenheiro eletricista, formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Trabalha na Unicamp, no Centro de Computação, desde 1988. Colaborou em diversas edições da Revista do Linux, com artigos demonstrando a viabilidade e importância estratégica do software livre. É autor dos livros Linux - Dicas e Truques, As Palavras Mais Comuns da Língua Inglesa, Read in English - Uma Maneira Divertida de Aprender Inglês, e colaborou na confecção do livro A Leitura nos Oceanos da Internet.

Mantém os sites Aprendendo Inglês, EduLinks, Contando Histórias e a Dicas-L.


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Cantinho do Shell NewsFeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa desta coluna