você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

A reunião diária no SCRUM

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 23 de Janeiro de 2017

Quando conduzo uma oficina ou atuo como coach de métodos ágeis, peço que os participantes se comprometam com ao menos um dos rituais do SCRUM para iniciar o processo de migração para o desenvolvimento ágil de produtos: a reunião diária.

Reuniões ganharam má fama e não é para menos. Mas a reunião diária do SCRUM, também chamada de Daily Scrum ou Stand Up meeting foi concebida como a reunião para acabar com todas as reuniões. Ela é rápida e serve apenas para evidenciar o trabalho de cada membro da equipe para todos os demais. Cada um fala, no máximo, durante 90 segundos, respondendo às três clássicas perguntas:

  • O que fiz ontem?
  • O que vou fazer hoje?
  • O que está impedindo meu trabalho?

É claro que o foco dessas perguntas (e as respostas) tem apenas a ver com o objetivo do Sprint, o período em que um incremento funcional do produto será entregue ao Product Owner.

Ao final da reunião, caso o timebox máximo de 15 minutos não tenha expirado, o ScrumMaster em exercício verificará se os impedimentos podem ser removidos dentro da própria equipe. Se isso não acontecer, ele acionará o Product Owner e qualquer outro recurso ao seu alcance para resolver os impedimentos. Essa é a missão do ScrumMaster e ele irá cumpri-la.

A resistência que pode existir com relação às reuniões diárias tem uma raiz única: medo da transparência.

O SCRUM é uma manifestação do processo empírico, que tem por base três pilares: transparência, inspeção e adaptação. Sem transparência, não há processo empírico (ouso dizer que não há nada que possa ser chamado de processo) e, por consequência, não há SCRUM.

Quem não é capaz de responder às três perguntas acima não trabalha. Simples assim.

Quem não trabalha se esconde em reuniões inúteis. Simples assim.

Experimente propor isso em seu ambiente de trabalho:

Meu povo! Iniciemos cada novo dia de trabalho com a informação, de todos para todos, sobre o que cada um fez ontem, o que cada um fará hoje e digam o que está impedindo o bom desempenho de seu trabalho.

Quem for contra quer esconder algo, fingir que está trabalhando mas, na verdade, não está fazendo nada.

Sobre o autor

Cesar Brod é empresário e consultor nos temas de inovação tecnológica, tecnologias livres, dados abertos e empreendedorismo. Sua empresa, a BrodTec, faz também trabalhos tradução e produção de conteúdo em inglês e português. Além de sua coluna, Cesar também contribui com dicas para o Dicas-L e mantém um blog com aleatoriedades e ousadias literárias. Você pode entrar em contato com ele através do formulário na página da BrodTec, onde você pode saber mais sobre os projetos da empresa.

Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod