você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Presença na web - popularidade versus fidelidade

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 30 de Janeiro de 2014

O Google Analyitics e outras ferramentas similares medem o comportamento de seu portal na web e permitem que você o melhore continuamente, mas as estatísticas oferecidas são relativas apenas ao seu portal. Em alguns casos, pode ser importante que você possa comparar a popularidade de sua presença na web em relação a seus concorrentes. Uma forma bastante simples de fazer isso é procurar pelo tipo de produtos e serviços que você oferece e verificar se sua empresa aparece antes de seus concorrentes em mecanismos de busca.

Há várias técnicas relativamente simples para melhorar a sua posição em mecanismos de busca e, com isso, a popularidade de seu portal. O Google oferece as ferramentas para webmasters e, ainda que o detalhamento de seu uso esteja fora do escopo desse artigo, procure conhecê-las visitando https://www.google.com/webmasters/ - nesse endereço você encontra vídeos e documentos atualizados que o auxiliarão sua empresa a ser mais facilmente encontrada na web.

O alexa.com permite que você busque por palavras-chave e verifique quais os portais mais populares que ofereçam conteúdo relativo a tais palavras. Procure, por exemplo, por "computação em nuvem" e veja quais os sites mais populares com relação a esse tema. Quais os produtos ou serviços fornecidos por sua empresa? Experimente algumas palavras-chave relacionadas a eles e veja se ela - ou alguma concorrente - aparece no radar do alexa.com.

O alexa.com também compara a popularidade entre vários portais na web, mas eles precisam ter um volume de tráfego considerável para que a tal comparação possa ser feita (mais de 100.000 visitas mensais).

O popuri.us testa a popularidade de um portal verificando a forma como o mesmo interage com as diversas redes sociais. O websiteoutlook.comverifica várias fontes na web para atribuir um valor de venda, emdólares, para o portal de sua empresa, também útil para comparar com os portais concorrentes.

É preciso saber, porém, o que você espera com a popularidade. De nada adianta ter milhares de curtidas em suas páginas se, afinal, elas não são convertidas nos resultados esperados. E, claro, adianta menos ainda você usar a web para lançar um ótimo produto e ele não ser encontrado. Sua popularidade e os resultados devem andar de mãos dadas e as conexões nem sempre são óbvias.

Em certos casos você deve avaliar se prefere a popularidade ou a fidelidade. Um dos maiores exemplos disso foi a campanha feita pelo Burger King da Noruega, que deu um Big Mac, do concorrente Mac Donalds, a qualquer um que concordasse em "descurtir" a sua fanpage no Facebook, para sempre. De 38.000 fans o Burger King da Noruega ficou com apenas 8.000, que passaram a interagir com muito mais frequência com a fanpage. Evidentemente, a ousada ação ainda garantiu o aumento da visibilidade da empresa em toda a web.

Leia mais

Sobre o autor

Cesar Brod é empresário e consultor nos temas de inovação tecnológica, tecnologias livres, dados abertos e empreendedorismo. Sua empresa, a BrodTec, faz também trabalhos tradução e produção de conteúdo em inglês e português. Além de sua coluna, Cesar também contribui com dicas para o Dicas-L e mantém um blog com aleatoriedades e ousadias literárias. Você pode entrar em contato com ele através do formulário na página da BrodTec, onde você pode saber mais sobre os projetos da empresa.

Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod