você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Cidades Inteligentes e Cidadãos Participantes #5 - Democracia na Sociedade Informacional

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 17 de Setembro de 2013

No dia 13 de setembro tive a oportunidade de rever Pierre Lévy, filósofo francês radicado no Canadá e um dos maiores pesquisadores nas áreas de inteligência coletiva e web semântica. Conheci Lévy há mais de dez anos, em um evento sobre tecnologia em São Paulo. Como eu já trabalhava com software livre e a proposta de Lévy era a de que a web semântica evoluísse de forma aberta, acabamos por jantar juntos e trocar muitas ideias. Alguns anos depois, meu irmão, o Rodrigo, conheceu a Fernanda, hoje sua esposa e mãe de meus três lindos sobrinhos, João, Igor e Lucas. A Fernanda era muito fã do Lévy e tinha todos os livros dele. Em uma outra ocasião em que encontrei-me com o filósofo (não lembro se em São Paulo ou no Rio de Janeiro), levei os livros da Fernanda para que ele os autografasse.

A Fernanda foi uma das organizadoras do evento Diálogos da Contemporaneidade e a responsável pelo convite ao Pierre Lévy para que ele fosse o keynote na noite final do evento e, junto com ela, pude ter mais um momento tiete com meu mestre Jedi. Durante sua palestra, disponibilizada por Lévy em seu blog, o filósofo apresentou os conceitos da IEML - Information Economy Markup Language e sua capacidade de servir, dentre outras coisas, como a grande infraestrutura de um tradutor semântico universal e, aos que se mostram céticos quanto a isto, Lévy lembrou que a humanidade foi cética com relação à muita coisa que hoje é lugar comum. Segundo o mestre, estamos na pré-história de nosso futuro.

Uma das obras de Pierre Levy, Ciberdemocracia, está para completar dez anos. No livro, Pierre antevê e antecipa processos de participação cidadã possibilitados pelas tecnologias de informação e comunicação. O interessante é que, em termos tecnológicos o mundo cumpriu suas possibilidades mas, em termos democráticos, estamos muito aquém.

No mesmo evento, logo após a palestra do Lévy, tive a oportunidade de conversar bastante com a Marciele Berger Bernardes, autora do livro Democracia na Sociedade Informacional - o desenvolvimento da democracia digital nos municípios brasileiros. Marciele partiu da utopia ciberdemocrática de Lévy (e outros autores) e fez uma extensa pesquisa sobre o que os municípios brasileiros estão oferecendo a seus cidadãos, no sentido de criar espaços vivos de ação democrática. Grifo: ação!

Estou na metade do livro da Marciele e já recomendo, fortemente, essa leitura aos gestores públicos. Toda a tecnologia para a ação democrática está posta e, melhor ainda, de forma livre e aberta. Basta o investimento na devida apropriação de conhecimento e na construção (ou o remix) de soluções.

Leia mais

Sobre o autor

Cesar Brod é empresário e consultor nos temas de inovação tecnológica, tecnologias livres, dados abertos e empreendedorismo. Sua empresa, a BrodTec, faz também trabalhos tradução e produção de conteúdo em inglês e português. Além de sua coluna, Cesar também contribui com dicas para o Dicas-L e mantém um blog com aleatoriedades e ousadias literárias. Você pode entrar em contato com ele através do formulário na página da BrodTec, onde você pode saber mais sobre os projetos da empresa.

Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod