você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Educação e Tecnologia - Ambiente Pessoal de Aprendizagem #1

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 09 de Janeiro de 2013

Há alguns anos a BrodTec atuou como parceira de desenvolvimento na criação do protótipo de um ambiente virtual de aprendizagem que levou em conta o fato de que as pessoas aprendem fora de limites previamente estabelecidos. No caso, os colaboradores e clientes da empresa já estavam utilizando o Orkut (eu disse que foi há alguns anos!) para aprender e compartilhar informações sobre os produtos da empresa e o protótipo desenvolvido apropriava-se deste modus operandi. Basicamente, o protótipo foi desenvolvido com o Drupal e seu módulo classroom, com uma série de outros módulos e ferramentas auxiliares.

Antes disto, em 2002, eu havia trabalhado em uma proposta de convênio para o desenvolvimento de infraestrutura em Software Livre para sistemas de Educação à Distância (que citei em outro artigo) onde nos preocupávamos em envolver pedagogos e instrutores.

A principal diferença entre os dois momentos acima é que, em 2002, o foco estava basicamente em buscar a experiência em quem ensina e depois, quando trabalhamos no protótipo, a principal questão estava em entender a maneira pela qual as pessoas aprendem. Mas cada pessoa aprende de um jeito diferente. E como avaliar aquilo que é aprendido? Mais ainda: como garantir o reconhecimento desta avaliação?

Uma coisa de cada vez...

Não há como parar de aprender. Além da atualização ser uma exigência constante do mercado, a aprendizagem contínua é algo natural do ser humano e nunca tivemos tantas opções diferentes para viabilizá-la. Há alguns dias atuei como "consultor" para minha filha mais nova e seus colegas na construção de um receptor de rádio que seria entregue como trabalho de final de semestre. Entre encontros presenciais em meio a transistores, fios de cobre esmaltados, protoboards e discussões virtuais e trocas de arquivos que aconteceram, quase que na totalidade, no ambiente do Facebook, a turminha rapidamente criou um ambiente de aprendizagem. Fiquei tão admirado em ver como migraram facilmente de um ambiente informal para outro "educacional" dentro do Facebook que, mais uma vez, perguntei-me como instituições de ensino ainda bloqueiam o acesso às redes sociais!

Procurando no Google por "ambientes pessoais de aprendizagem" você já encontra muita informação sobre o assunto. O que proponho, nesta série de artigos, é que compartilhemos ali embaixo, nos comentários, a forma como cada um de nós implementa seu próprio ambiente pessoal de aprendizagem. Eu baseei-me em um post da Michele Martin, de 2007, e criei o mapa mental abaixo, documentando meu ambiente:


Faça seus próprios mapas mentais no Mindomo.

Note que dividi meu ambiente em cinco grandes ramos:

  1. Captura
  2. Interação
  3. Atividade
  4. Produção
  5. Avaliação

Falarei sobre cada um destes ramos nos próximos artigos mas, antes disso, que tal você montar o mapa do seu ambiente de aprendizagem e compartilhá-lo? Use o mindomo, qualquer outro software de sua preferência ou mesmo lápis e papel! (neste caso, tire uma foto e coloque em algum lugar na web para que eu e os leitores possamos ver)

Leia também:

Sobre o autor

Cesar Brod é empresário e consultor nos temas de inovação tecnológica, tecnologias livres, dados abertos e empreendedorismo. Sua empresa, a BrodTec, faz também trabalhos tradução e produção de conteúdo em inglês e português. Além de sua coluna, Cesar também contribui com dicas para o Dicas-L e mantém um blog com aleatoriedades e ousadias literárias. Você pode entrar em contato com ele através do formulário na página da BrodTec, onde você pode saber mais sobre os projetos da empresa.

Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod