você está aqui: Home  → Coluna do Cesar Brod

SolivreX

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 04 de Outubro de 2011

Eu nunca vou conseguir entender plenamente a lógica da vida. Às vezes tento desemaranhar o fio que conduz uma coisa à outra e apenas descubro nós, nos quais uma coisa ata-se a outra e de cada outra saem outros fios, que conduzem a outros nós e por aí vai.

Nessas viagens descobri que saí de Arroio do Meio, aos sete anos de idade, só para voltar. E hoje vejo que esse pealo interiorano reflete-se, até mesmo, na minha vida tecnológica. Seria uma retrospectiva enorme falar das exportações de gente que propiciei: de Travesseiro à Austrália; de Santa Clara à Alemanha, e de Teutônia à França. Eu acho que o mundo é o reflexo do conjunto de seus interiores e que não adianta querer criar artefatos que estejam em desacordo com isso.

Graças a meu contato prematuro com o Linux (1992-1993) pude viajar pelo mundo e ensinar o Maddog a tomar chimarrão. Também, graças a isso, tive a honra de participar da organização do FISL e da Latinoware e outros tantos eventos internacionais.

Gosto muito mais de participar de eventos como palestrante do que como membro da organização. Sou convidado a palestrar em muitos eventos e, sinceramente, gostaria de poder atender a todos os convites. Tem um convite que não nego que é o do SolivreX.

O Professor Montanha, grande no nome e na capacidade intelectual, organiza esse evento desde 2006 e digo aqui, de cara dura, que apropriei-me de muitas ideias dele levando-as a eventos maiores.

Se eu fosse enumerar as coisas que aprendi no SolivreX eu começaria pelo Scrum, seguiria adiante pela gestão de projetos e acabaria nos games.

Eu queria fazer um artigo sobre um evento, não sobre a pessoa. Impossível! O SolivreX e o Professor Montanha se confundem, na boa!

O legal do SolivreX é a crença nerd de um mundo melhor, que começa de dentro pra fora, do interior, de cidades que funcionam.

Vamos todos ao SolivreX. Um passarinho me contou que o Professor Montanha vai fantasiado de Wolverine!

Sobre o autor

Cesar Brod é empresário e consultor nos temas de inovação tecnológica, tecnologias livres, dados abertos e empreendedorismo. Sua empresa, a BrodTec, faz também trabalhos tradução e produção de conteúdo em inglês e português. Além de sua coluna, Cesar também contribui com dicas para o Dicas-L e mantém um blog com aleatoriedades e ousadias literárias. Você pode entrar em contato com ele através do formulário na página da BrodTec, onde você pode saber mais sobre os projetos da empresa.

Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod