você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Do Vale ao Planalto

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 19 de Setembro de 2011

No dia 28 de abril de 2011 participei, na Procergs, do lançamento dos softwares Sagu e Gnuteca no Portal Software Público Brasileiro. Na mesma Procergs, no final de 1999, discutíamos a articulação do Projeto Software Livre RS e do primeiro Fórum Internacional de Software Livre, que aconteceria no ano seguinte. Foi neste primeiro Fórum que conheci o Corinto Meffe e iniciamos uma longa conversa, ainda sem fim, sobre a evolução e maturidade de modelos que permitissem a geração de emprego e renda mas que sempre mantivessem o respeito ao acesso amplo, geral e irrestrito à tecnologia.

Em maio de 2000, fizemos o primeiro Sagu Workshop na Univates, sede do desenvolvimento e primeira usuária do sistema, transferindo aos interessados tudo aquilo o que empregamos em sua criação. Isto aconteceu ainda antes do Sagu entrar em produção, processando o vestibular de inverno da instituição, em julho do mesmo ano. No ano seguinte já tínhamos o Gnuteca cuidando da gestão de acervo e circulação de materiais na biblioteca da Univates e nossa equipe já era contratada para prestar serviços de implantação e customização dos softwares que estávamos desenvolvendo. Ou seja, já havia naquele momento um embrião de um modelo de negócios que, em 2003, germinou com a Solis, a primeira cooperativa de desenvolvimento e integração de soluções em software livre no mundo. A mesma cooperativa que lançou os softwares Sagu e Gnuteca no Portal Software Público Brasileiro.

Hoje são mais de 50 as soluções no Portal e eu sei que, por trás de cada uma delas, há histórias como as do Sagu e do Gnuteca. Histórias de equipes e pessoas que acreditaram que aquilo que faziam e compartilhavam com todos poderia também ser uma fonte de renda, poderia ser a base de uma empresa. Histórias que desafiam a lógica, infelizmente maioral e tatuada nas mentes de muitos, de que é o segredo em suas mais diversas encarnações (propriedade intelectual, patentes, etc) que gera inovação e riqueza.

O Corinto é o pai da ideia do Portal Software Público. Ele e sua valorosa equipe do Ministério do Planejamento foram capazes de fazer com que o governo brasileiro entendesse a importância de ter um espaço, com a chancela federal, onde softwares provados pudessem aglutinar suas comunidades de desenvolvimento e seus usuários, buscando fomentar mais inovação e negócios.

Isso não é tudo, mas é bastante promissor. Nosso governo deve aproveitar este exemplo de sucesso para ir adiante de forma menos coadjuvante no uso do software livre, assumindo o papel de verdadeiro protagonista no real incentivo de sua produção, melhorando formas de aquisição de soluções de pequenas e médias empresas (as que mais trabalham com software livre no Brasil) e facilitando o acesso a linhas de crédito e investimentos para a criação de soluções livres e públicas, que gerem e mantenham o conhecimento tecnológico em nosso país.

Por isso é que, com muito orgulho, a partir desta segunda-feira, dia 19 de setembro, assumo o cargo de Coordenador-Geral de Inovações Tecnológicas do Departamento de Integração e Sistemas de Informação da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do Brasil, reportando-me ao amigo Corinto Meffe e, dentre outras coisas, assumindo a tarefa de ajudar ainda mais no crescimento do Portal Software Público Brasileiro. Pego, de bom grado, o bonde andando a plena velocidade e, com a ajuda de todos, ainda espero contribuir ainda mais para o sucesso deste projeto.

Sobre o autor

Cesar Brod é empresário e consultor nos temas de inovação tecnológica, tecnologias livres, dados abertos e empreendedorismo. Sua empresa, a BrodTec, faz também trabalhos tradução e produção de conteúdo em inglês e português. Além de sua coluna, Cesar também contribui com dicas para o Dicas-L e mantém um blog com aleatoriedades e ousadias literárias. Você pode entrar em contato com ele através do formulário na página da BrodTec, onde você pode saber mais sobre os projetos da empresa.

Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod