você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Sagu e Gnuteca no Portal Software Público Brasileiro

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 24 de Março de 2011

No dia 20 de outubro de 1999 mandei a seguinte mensagem à equipe de desenvolvimento que eu passara a coordenar, um mês antes, na Univates:

Luciano, Carlos e Maurício,

Pensei bastante sobre a metodologia de implementação do novo Sistema Administrativo. Sei que nesta fase de estudo de uma nova ferramenta ainda podem surgir polêmicas sobre o método de migração e a própria ferramenta empregada, o que é totalmente natural. Por isto mesmo, peço a vocês um voto de confiança na adoção das regras de desenvolvimento deste novo sistema e na linha mestra que adotaremos na implementação do mesmo.

Aqui segue um primeiro "draft" para o desenvolvimento do novo Sistema Administrativo, que vocês devem transformar em um documento final. Sou flexível em vários aspectos, à exceção das datas chaves do cronograma que devem ser mantidas a todo o custo.

Projeto Interno: Novo Sistema Administrativo
Nome-código: UniverSis
Coordenador: Prof. Luciano Brandão
Objetivo: Migração do Sistema Administrativo existente na Univates para uma estrutura baseada em Intranet, com bases de dados padrão SQL e acesso dos clientes através de browsers padrão de mercado. O novo UniverSis utilizará ferramentas de sistemas abertos e será publicado para a comunidade acadêmica que poderá participar do projeto.

Pré-requisitos:

<NOTA>Sei que isto é uma imposição, certamente passível de questionamento. Aqui é onde peço, justamente, o maior voto de confiança.</NOTA>
1. A interface do usuário será exclusivamente através de browser padrão (Netscape, Internet Explorer ou outro)
2. A base de dados para o desenvolvimento inicial será o MySQL
<NOTA>A migração para o Oracle ou outra base SQL deve ser tranquila, mas devemos começar com uma base na qual consigamos suporte da comunidade "OpenSource" com facilidade.</NOTA>
3. A base de dados de testes deve refletir a modelagem da atual, mas deve ser INDEPENDENTE da existente.
<NOTA>Luciano, sei que tens críticas quanto a isto. Podemos discutir os malefícios e benefícios dos métodos infinitamente. Quero evitar neste momento qualquer entrave no desenvolvimento que possa ter como raiz a migração dos dados e os testes de volume. Confio que no meio do processo teremos um bom plano de migração de bases de dados.</NOTA>
4. Todas as ferramentas utilizadas serão OpenSource, ou em último caso OpenSource para o ambiente acadêmico.

Ferramentas adotadas

SO Servidor: Linux
SO Cliente: Não importa, desde que use browsers padrão
Base de dados: MySQL - inicialmente, com possibilidade de porte para qualquer outra base padrão SQL
Linguagens: PHP (preferencialmente) e qualquer acessório OpenSource necessário.

Cronograma:

20.11.99 - Documentação do projeto completa
01.12.99 - Publicação do projeto na Internet e contato com as principais Universidades do país
01.12.99 - 01.03.00 - Definição de atribuições de colaboradores externos - a cada mês, teste de módulos principais
01.05.00 - Laboratório de funcionalidades e início da migração das bases de dados
01.07.00 à 30.07.00 - Migração total das bases e testes de stress com situações reais em paralelo com o sistema original
01.07.00 à 30.07.00 - Ajustes e correções
01.08.00 - UniverSis em produção, com backups diários e possibilidade de retorno ao sistema tradicional

Assim começou a história do primeiro sistema de gestão acadêmica em software livre desenvolvido no mundo, posteriormente batizado com o nome de Sagu, que rendeu palestras em todo o Brasil e no mundo, artigos em revistas nacionais e internacionais e deu origem à Solis, uma cooperativa que vive de software livre.

No dia 28 de março de 2011 esta história passa por mais um marco: o lançamento do Sagu e do Gnuteca, sistema para a gestão de acervos, no Portal Software Público Brasileiro. Isto mostra, acima de tudo, a perseverança da Solis com os valores de liberdade e compromisso com a comunidade que nortearam a sua fundação. Os dois carros-chefe da receita da empresa passam a constituir o acervo de mais de 50 soluções mantidas no Portal Software Público. Um sonho antigo, que acompanha os dois projetos desde a sua publicação, agora tem o potencial de, verdadeiramente, solidificar-se: a ampliação da comunidade de usuários e de desenvolvedores, muito além da própria Solis. O Portal Software Público tem este reconhecido talento de criar e fomentar comunidades no entorno dos sistemas que estão em seu acervo.

Parabéns à Solis por mostrar que todo o conhecimento deve ser livre e público, sempre!

Sobre o autor

Cesar Brod é empresário e consultor nos temas de inovação tecnológica, tecnologias livres, dados abertos e empreendedorismo. Sua empresa, a BrodTec, faz também trabalhos tradução e produção de conteúdo em inglês e português. Além de sua coluna, Cesar também contribui com dicas para o Dicas-L e mantém um blog com aleatoriedades e ousadias literárias. Você pode entrar em contato com ele através do formulário na página da BrodTec, onde você pode saber mais sobre os projetos da empresa.

Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod