você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Bob Muglia, você está demitido!

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 24 de Janeiro de 2011

No começo deste mês, dia 10 de janeiro, uma nota da assessoria de imprensa da Microsoft dizia que Bob Muglia anunciara planos para sair da empresa. Poucos dias depois outras fontes de notícias já diziam que o presidente da divisão de servidores e ferramentas da Microsoft havia sido demitido por Steve Ballmer, como parte da estratégia de realinhamento da empresa em função da perda de negócios para concorrentes. Segundo a ITWeb, a divisão que era coordenada por Muglia "é a terceira maior divisão da companhia que foi superada pela Apple no setor de empresa de tecnologia com maior valor de mercado."

Eu não imaginei que fosse a Apple a maior concorrente da Microsoft no mercado de servidores. Então, para matar a minha curiosidade, fiz uma busca na web por "Muglia" e "Linux". Encontrei 82.200 resultados. Também procurei por "Muglia" e "Apple?. Encontrei 574.000 resultados. Não satisfeito, usei "Muglia" e "Google" em minha pesquisa: 800.000 resultados.

O e-mail de Steve Ballmer para os funcionários serve para ilustrar esta tendência nos resultados. Ao informar o afastamento de Muglia, que já estava há 23 anos na empresa, Ballmer diz que a Microsoft "agora está pronta para crescer em sua competência e direcionar-se para a era da computação em nuvem." Hoje, esta área é de domínio do Google.

Este direcionamento da Microsoft não é novidade. Entre 2006 e 2009 a BrodTec participou da coordenação de uma série de iniciativas da Microsoft com código aberto em universidades públicas brasileiras. Um projeto interessantíssimo, cujo desenvolvimento segue a pleno vapor, é o Interop Router, desenvolvido por uma equipe de bolsistas da Unicamp, sob a tutela do Professor Sandro Rigo. A princípio desenvolvido para beneficiar aplicações que necessitem de grande poder de processamento, o Interop Router serve, de fato, como uma camada de abstração da "nuvem". De um lado temos as aplicações, do outro um emaranhado de servidores combinados para o processamento paralelo massivo e, no meio, o Interop Router tornando este emaranhado algo mais simples para as pessoas e suas aplicações. Do lado do emaranhado, já era uma preocupação da Microsoft em 2006, os servidores deveriam rodar qualquer sistema operacional. Durante o tempo em que a BrodTec participou do projeto tínhamos clusters com Linux, com Windows e estávamos começando um contato para incluir clusters com PlayStation.

Se há uma pessoa responsável pelo correto (na minha opinião) direcionamento estratégico da Microsoft para a oferta de aplicações usando uma infraestrutura de alto desempenho hospedada na web (a tal nuvem), esta pessoa é Ray Ozzie. Coincidentemente, ou não, Ozzie foi o tema de minha primeira coluna no Dicas-L. Lá escrevi: O maior concorrente da Microsoft, especialmente em termos de inovação, é o Google. Ray Ozzie tem o potencial, sem ter o ranço "proprietário", "monopolista" de Gates e Ballmer, de conduzir a empresa para uma nova era, intensificando parcerias e fazendo com que a empresa se aproxime ainda mais do modelo de serviços que pauta empresas de software livre e código aberto.

Ray Ozzie foi demitido por Steve Ballmer em outubro de 2010, após trabalhar 33 anos na empresa.

Mas voltando ao Muglia, em novembro de 2010 ele deu uma entrevista ao portal ZDNet sobre a plataforma de rich media da Microsoft para a web, o Silverlight. Segundo Muglia, o Silverlight irá manter-se como uma plataforma interoperável, "mas o HTML é a única plataforma realmente interoperável para tudo, mesmo para o iOS (da Apple)."

Este artigo da Apple Insider mostra uma lista dos dez ex-líderes que foram recentemente demitidos da Microsoft. Steve Ballmer não faz parte dela. Para o bem da empresa, acho que já está na hora do Ballmer curtir uma merecida aposentadoria na Flórida.

Sobre o autor

Cesar Brod é empresário e consultor nos temas de inovação tecnológica, tecnologias livres, dados abertos e empreendedorismo. Sua empresa, a BrodTec, faz também trabalhos tradução e produção de conteúdo em inglês e português. Além de sua coluna, Cesar também contribui com dicas para o Dicas-L e mantém um blog com aleatoriedades e ousadias literárias. Você pode entrar em contato com ele através do formulário na página da BrodTec, onde você pode saber mais sobre os projetos da empresa.

Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod