você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

O ENEM e o padrão Orkut de qualidade

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 18 de Janeiro de 2011

Muitos jovens, como minha filha, a Ana Luiza, fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e são também usuários do Orkut e do Twitter. Cerca de cinco milhões de estudantes inscreveram-se no ENEM em 2010, enquanto os usuários do Orkut são cerca de 35 milhões (84% deles entram todo o dia no sistema, segundo pesquisa do NetPop). Os que tiveram uma boa classificação no ENEM, uma parcela dos cinco milhões, podem usar a sua nota para concorrer a uma vaga em uma universidade federal no site do Sistema Nacional de Seleção Unificada (SISU). Qual o padrão de qualidade que estes jovens esperam?

Enquanto escrevo este pequeno artigo, acompanho o tópico #sisu no Twitter, que está na lista dos mais comentados no Brasil. Dentre as postagens, destaco:

Entrar no Alemão é Fácil! Quero ver o BOPE entrar no #SISU!
Acordei cedo hoje para entar no #SISU, e quem disse que adiantou?
#SISU: Sistema Impossível de Ser Utilizado. #INEP: Incompetência na Elaboração de Provas. #ENEM: Enganação Nacional do Ensino Médio.
Prorrogaram as inscrições do #sisu, mas vai continuar a mesma merda

É difícil acompanhar as postagens, pois uma nova aparece a cada segundo apenas pesquisando o termo #sisu. Se colocar junto #inep, #enem e #mec, aí fica impossível. São 14 milhões de usuários do Twitter no Brasil, contra os cinco milhões que fizeram o ENEM e um número menor que usa sua nota para tentar uma vaga através do SISU. Só que Twitter e Orkut não atendem só o Brasil. No mundo, mais de 160 milhões de pessoas usam o Twitter, cerca de 100 milhões o Orkut e mais de 300 milhões o Facebook, outra rede social que cresce muito no Brasil e que minha filha também usa.

Salvas as devidas proporções, o Orkut, o Twitter e o Facebook não me exigem um tostão furado. Minha filha vestibulanda os usa gratuitamente. Já pelo ENEM e pelo SISU pagamos caro. Além do valor da inscrição, boa parte do que pagamos de impostos vai para a construção de sistemas de suporte ao ENEM e ao SISU.

O MEC demitiu o presidente do INEP, Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais, órgão responsável pelo ENEM e pelo SISU. Tomara que convidem o Orkut Buyukkokten para o cargo. O turco criou o Orkut em suas horas vagas como funcionário do Google. Eu acho que o SISU deve ter custado um pouco mais caro. Aliás, alguém sabe quanto mesmo pagamos por isso tudo?

Sobre o autor

Cesar Brod é empresário e consultor nos temas de inovação tecnológica, tecnologias livres, dados abertos e empreendedorismo. Sua empresa, a BrodTec, faz também trabalhos tradução e produção de conteúdo em inglês e português. Além de sua coluna, Cesar também contribui com dicas para o Dicas-L e mantém um blog com aleatoriedades e ousadias literárias. Você pode entrar em contato com ele através do formulário na página da BrodTec, onde você pode saber mais sobre os projetos da empresa.

Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod