você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Tempo, tempo, mano velho!

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 21 de Dezembro de 2009

Li há pouco no Estadão sobre a evolução dos tempos dos atletas nos 50 metros da natação. Cielo acaba de quebrar mais um recorde ao completar a prova em 20,91 segundos. Fiz uma tabelinha com a evolução dos tempos, desde 1979:

Ano Tempo
1979 23,72
1989 22,54
1999 21,81
2009 20,91

Olhando assim, parece que os atletas realmente nadam mais rápido. Mas você já parou para pensar em como os anos vão passando cada vez mais depressa? Já me disseram que na medida em que envelhecemos, temos a percepção de que o tempo passa mais depressa. Não sei se é bem assim. Você também já parou para pensar no aumento da longevidade das pessoas? Segundo o IBGE, a expectativa de vida de um brasileiro em 1980 era de 62,6 anos. Hoje é de cerca de 73 anos. A grosso modo, sem muito rigor científico, podemos ver que, em dez anos, ganhamos 16% a mais de tempo de vida. Nestes mesmos dez anos a mesma distância de 50 metros passou a ser nadada com um ganho de 13% no tempo. Salvo uma aproximação aqui e ali, minha teoria é a de que o tempo em si está andando mais rápido a cada ano que passa. Um segundo de 1979 equivale a aproximadamente 0,85 segundos hoje. Tenho até medo de fazer uma projeção, mas pode até ser que um segundo de 1979 venha a representar quase zero em 2012, o que explicaria algumas coisas.

Tive a grata oportunidade de assistir a uma sessão preliminar do filme Antes que o Mundo Acabe, de Ana Luiza Azevedo. É um filme bonito, otimista, que mostra que o mundo é muito maior do que pensamos e, dando-nos esta perspectiva, mostra-nos valores e coisas com as quais realmente devemos nos preocupar e mesmo registrá-las, antes que o mundo acabe. Não conto mais para que todos assistam ao filme que será lançado por volta de abril de 2010 nos cinemas.

Não devemos viver com a perspectiva de que o mundo vai acabar, mas com a certeza de que o tempo passa cada vez mais rápido e, por isso, temos que aproveitar cada segundo dele da melhor maneira possível. É este meu desejo a todos! Curtam suas famílias, seus amigos, façam de seu trabalho um prazer, sempre!

Que este final de ano seja de muitos encontros e reencontros nas festas que vêm por aí e que venham os próximos anos, na velocidade em que quiserem! Estaremos preparados!

Abraços a todos!

Sobre o autor

Cesar Brod é empresário e consultor nos temas de inovação tecnológica, tecnologias livres, dados abertos e empreendedorismo. Sua empresa, a BrodTec, faz também trabalhos tradução e produção de conteúdo em inglês e português. Além de sua coluna, Cesar também contribui com dicas para o Dicas-L e mantém um blog com aleatoriedades e ousadias literárias. Você pode entrar em contato com ele através do formulário na página da BrodTec, onde você pode saber mais sobre os projetos da empresa.

Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod