você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Nós somos Linux

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 01 de Setembro de 2009

Não chegaram ao Brasil as campanhas publicitárias da Apple (I'm a Mac, I'm a PC) e a resposta tímida e sem graça da Microsoft a elas (apesar da participação do fantástico comediante Jerry Seinfeld). Ainda bem que o Youtube guardou-as para a posteridade. Dois exemplos, logo abaixo, para os leitores:

I'm a Mac

Seinfeld versus Gates

No início deste ano a Linux Foundation lançou um criativo concurso de vídeos que enaltecia o conceito "We're Linux" (Nós somos Linux). De cara, o concurso zoava o egocentrismo das campanhas de tecnologias proprietárias, visando criar um vídeo que mostraria o poder do marketing viral do Linux, mesmo fora das mídias tradicionais. Se esta iniciativa vai funcionar, não sei, mas que o poder viral do software livre é inegável, isto é. O vídeo vencedor pode ser conferido aqui.

Participo da coordenação do temário da Latinoware, o evento latinoamericano de software livre. Esta foi apenas uma das várias razões de eu ter ido ao Consegi - Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico, entre os dias 26 e 28 de agosto, em Brasília. Lembro de uma piadinha que o Rubens Queiroz contava, sobre um velhinho que havia feito uma coisa muito boa e queria que todos soubessem disso. Era judeu, mas até confessou seu "pecado" a um padre. No Consegi vi muito do espírito do velhinho fictício do Queiroz. Tem muita gente fazendo tanta coisa boa, há tanto tempo, que é muito bom falar sobre isso. Mas legal mesmo é ver gente nova que, como toda a gente nova apaixonada por liberdade, apresentar casos de sucesso com tecnologias novas e livres. De verdade, sinto-me novo, de novo, ao poder perguntar sobre novos softwares e tecnologias livres sobre as quais eu ainda não havia ouvido falar.

Eu nunca tinha ouvido falar de Bonita até o Consegi. Bonita é um sistema de gestão de processos em software livre. Bonita é a Débora Reis, que faria a apresentação do produto não fossem falhas básicas de hardware. Falhou datashow, falhou computador, choveu, só não faltou luz. A palestra da bonita, quer dizer, do Bonita, ficou para sexta-feira, quando eu já estaria longe de Brasília. Graças a Jung a sincronicidade fez com que o amigo João Cassino, colega de trabalho da Débora, nos reapresentasse para que eu ouvisse um resumo da palestra do Bonita sobre o impossível nublado e escuro céu de Brasília. É certo que mais gente tem que saber sobre a gestão de processos de negócio em software livre. Convidei a Débora para falar sobre o Bonita na Latinoware.

Vamos ouvir sobre muitas outras coisas novas na Latinoware, como pode ser conferido no portal do evento. Vamos ouvir também sobre muitas coisas não tão novas, mas consolidando-se como casos de sucesso de adoção corporativa de software livre em vários países da América Latina. Vamos rever antigos amigos e fazer novos. Espero vocês todos em Foz do Iguaçu entre os dias 22 e 24 de outubro.

Sobre o autor

Cesar Brod é empresário e consultor nos temas de inovação tecnológica, tecnologias livres, dados abertos e empreendedorismo. Sua empresa, a BrodTec, faz também trabalhos tradução e produção de conteúdo em inglês e português. Além de sua coluna, Cesar também contribui com dicas para o Dicas-L e mantém um blog com aleatoriedades e ousadias literárias. Você pode entrar em contato com ele através do formulário na página da BrodTec, onde você pode saber mais sobre os projetos da empresa.

Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod