você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

All good things...

Por Ceesar Brod

Data de Publicação: 02 de Março de 2009

Alguns leitores devem lembrar do último episódio da série Star Trek, The Next Generation. Nele o "Q" fala pro Picard "All good things must come to an end...", e aí a Enterprise explode! Claro que tudo dá uma reviravolta, o Picard viaja entre passado, presente e futuro e todos vivem felizes para sempre.

Pois é. Eu sempre acredito que coisas boas podem acabar para dar espaço a outras ainda melhores. O que a gente constrói em matéria, conhecimento e, especialmente, amizade, fica como base para todas as outras coisas boas que virão.

O contrato entre a BrodTec e a Microsoft acabou no final deste mês de fevereiro. Tanto eu como a Joice, minha sócia na BrodTec, tivemos um grande prazer em trabalhar e travar amizade com um montão de gente muito boa, num desafio que começou lá no final de 2005 quando o Roberto Prado, gerente de estratégias da Microsoft, convidou-me para palestrar sobre modelos de negócios em software livre para um grupo de parceiros de sua empresa. Depois debatemos sobre licenças de software no Fórum Internacional de Software Livre e, em seguida, nossa empresa acabou contratada para assumir a gestão dos projetos nos centros de inovação que a Microsoft mantém em parceria com a UFRGS e a Unicamp. Em função deste trabalho ainda tivemos contato com o pessoal da Unesp, PUC-RS e UFPA. A cada reunião que tínhamos com as equipes das universidades saíamos mais inteligentes, justamente pela consciência de que tínhamos ainda muito mais o que aprender.

Há três anos, softwares livres e de código aberto eram bichos muito mais estranhos para a Microsoft do que são hoje. Foi necessário que um grupo de visionários como Bill Hilf, Sam Ramji e, aqui no Brasil, o Roberto Prado, começasse a insistir cada vez mais naquela palavra difícil de pronunciar - interoperabilidade - para que, devagarinho, muitos começassem a perceber que as oportunidades para todos os fornecedores poderiam ser maiores se a convivência entre sistemas, ambientes, mentes e filosofias diversas fosse aceita e respeitada.

Este foi um período em que convivemos com muitas críticas, tanto aquelas bastante positivas quanto as absolutamente vazias, assim como com ataques simplesmente gratuitos e sem base alguma. Como resultado de fato, vimos muita gente que ainda não tinha experiência alguma com softwares livres e abertos apaixonarem-se por eles e multiplicarem esta paixão. Vimos, cada vez mais, a publicação de código e o compartilhamento do conhecimento serem encarados como dever e missão.

Modestamente, acredito que, mais uma vez, fizemos diferença positiva em mais um projeto do qual participamos. Os resultados são públicos, abertos e estão em http://www.codeplex.com/ndos. Seguimos na torcida pela continuidade destes projetos e pelo sucesso de todos os envolvidos. Como disse o Professor Philippe Navaux, foi uma hemorragia de prazer trabalhar com esta turma toda!

Sobre o autor

Cesar Brod é empresário e consultor nos temas de inovação tecnológica, tecnologias livres, dados abertos e empreendedorismo. Sua empresa, a BrodTec, faz também trabalhos tradução e produção de conteúdo em inglês e português. Além de sua coluna, Cesar também contribui com dicas para o Dicas-L e mantém um blog com aleatoriedades e ousadias literárias. Você pode entrar em contato com ele através do formulário na página da BrodTec, onde você pode saber mais sobre os projetos da empresa.

Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod