você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

O meu príncipe voltou!

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 23 de Janeiro de 2009

Lá pelo final de 2005 um amigo espanhol, se não me engano o Ismael Olea, contou-me de um grupo de seu país, liderado por um guri de 18 anos (na época), que estava desenvolvendo um sistema operacional baseado nas novas tecnologias da Web 2.0 que pudesse ser executado inteiramente a partir de um navegador. A idéia do jovem Pau Garcia-Milà e sua turma ia muito além de um conjunto de aplicações estanques rodando através da Internet, constituindo-se em uma interface de trabalho completa, com o armazenamento de arquivos pessoais, agenda, aplicativos de produtividade, sendo um ambiente único e seguro para cada usuário e que pudesse ser acessado de qualquer máquina conectada na rede. Não haveria mais a necessidade de se carregar pendrives ou CDs para lá e para cá pois tudo estaria armazenado "na nuvem".

De tempos em tempos eu dava uma espiada no projeto EyeOS, até ler nesta semana no Notícias Linux sobre a apresentação do sistema no Campus Party. É possível tanto baixar o projeto e instalá-lo como simplesmente experimentá-lo no site http://www.eyeos.info. Basta criar um usuário e imediatamente começar a usar o sistema. Uma dica: use a tecla F11 e trabalhe com o navegador em tela cheia. Você irá esquecer que estava navegando pela Internet, imaginando-se totalmente imerso em um novo, intuitivo e elegante desktop.

Muitas vezes, quando queremos demonstrar algo espetacularmente novo, nós, os nerds, nos perdemos na tecnologia e esquecemos que somos pessoas que também falam (ou deveriam falar) com outras pessoas normais. Eu mesmo sou obrigado a confessar que saí procurando por um terminal, uma linha de comando... Não achei! Mas tem até o Príncipe da Pérsia lá nas Aplicações! O meu príncipe está de volta! Só em ver o joguinho lá lembrei-me de quantas vezes eu já havia sido morto pelas artimanhas do vizir e quantas outras eu havia salvo a princesa. Mostrei pras minhas filhas e concluí: usabilidade é isso aí! O EyeOS está pronto para todos!

Uma vez criado o seu usuário, o mesmo ambiente pode ser acessado de qualquer lugar onde exista um navegador conectado à Internet. Parabéns ao pessoal do EyeOS! Vocês estão mudando, mais uma vez, o mundo. É esperar pra ver o que virá daqui para a frente.

Sobre o autor

Cesar Brod é empresário e consultor nos temas de inovação tecnológica, tecnologias livres, dados abertos e empreendedorismo. Sua empresa, a BrodTec, faz também trabalhos tradução e produção de conteúdo em inglês e português. Além de sua coluna, Cesar também contribui com dicas para o Dicas-L e mantém um blog com aleatoriedades e ousadias literárias. Você pode entrar em contato com ele através do formulário na página da BrodTec, onde você pode saber mais sobre os projetos da empresa.

Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod