você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Joice Käfer

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 09 de Dezembro de 2008

Já usei este espaço no Dicas-L para singelamente homenagear algumas pessoas que admiro, como o Linus Torvalds, o Maddog, a dupla Kleiton & Kledir, o Arnaldo Jabor, o Verde, o Rubens Queiroz, o Franklin Carvalho e o Júlio Neves, entre tantos outros. Hoje eu quero falar um pouco da minha sócia, a Joice Käfer, que sei que muitos dos leitores aqui já tiveram a oportunidade de conhecer e para quem algumas das coisas que vou contar não serão novidades, mas que vou contar mesmo assim!

No começo do ano 2000, Dona Clarinda Käfer foi fazer a matrícula de sua filha na Univates, no curso de Ciências Exatas. A Joice acabara de concluir o colégio técnico de informática, junto com o ensino médio, e precisava do estágio regulamentar para ter seu diploma. No setor de atendimento ao aluno elas foram informadas que eu era o responsável pelo CPD da instituição e foram procurar-me na minha sala. Nós havíamos acabado de receber uma série de computadores para um novo laboratório e eu precisava mesmo contratar alguém disposto a ajudar a montar aquele laboratório durante o período de férias. Assim, como brinco até hoje, ganhei da Dona Clarinda a Joice e um catálogo da Pierre Alexander.

Alguns meses depois, quando já tínhamos mais laboratórios e um bom número de monitores para eles, minha secretária passou a assumir a coordenação desta monitoria e a Joice virou, interinamente, minha secretária. Durou pouco. Logo ela começou a se interessar muito mais em trabalhar com o novo projeto do portal web da Univates do que ficar cuidando do velhinho aqui. Mas aí nossa amizade já estava selada e tudo indicava que ainda trabalharíamos juntos por muito tempo. Quando a Univates abriu o curso de Engenharia da Computação, a Joice trocou de curso, atrasando um pouco os planos de graduação. Neste meio tempo, ela também participou do grupo Gnurias, que foi responsável por muitas oficinas de inclusão digital para crianças carentes, pessoas da melhor idade e jovens ingressando no mercado de trabalho. Aliás, se me recordo bem, o mais recente trabalho formal das Gnurias foi justamente uma oficina junto ao SINE, Sistema Nacional de Empregos, onde jovens desempregados puderam adicionar a seus currículos habilidades com suítes de produtividade para escritórios. O trabalho com as Gnurias levou a Joice a palestrar em muitos lugares do Brasil e até deu a ela a oportunidade de conhecer o Linus Torvalds na Austrália, quando participou de um evento sobre educação que aconteceu em conjunto com a LinuxConf Australia de 2004.

A Joice participou de todo o processo de criação da Solis, sendo também uma de suas fundadoras. Com a cooperativa de vento em popa, a BrodTec pôde dar uma acelerada em seus outros negócios e a Joice tornou-se sócia da empresa no início de 2006. Desde então, ela participa ativamente dos vários projetos da empresa, como a gestão de projetos dos Innovation Centers de Interoperabilidade e Código Aberto apoiados pela Microsoft em Universidades Brasileiras, produziu conteúdo sobre Linux para o portal Navegue Protegido, fez a revisão técnica do livro Redes Sem Fio no Mundo em Desenvolvimento, é a principal responsável pelo projeto do portal web da Casa de Cinema de Porto Alegre, só pra falar de algumas das atividades dela. Com tudo isto nas mãos, ela ainda arrumou tempo para concluir sua graduação e apresentar um trabalho de conclusão que lhe garantiu uma belíssima nota.

Assim, além de todo o belíssimo trabalho que enfeita o seu currículo, a Joice Käfer agora é Engenheira da Computação. E a única intenção deste artigo é, publicamente, parabenizar a minha sócia e contar as boas novas a todos! Beijão, sócia! O futuro mal começou!

Sobre o autor

Cesar Brod é empresário e consultor nos temas de inovação tecnológica, tecnologias livres, dados abertos e empreendedorismo. Sua empresa, a BrodTec, faz também trabalhos tradução e produção de conteúdo em inglês e português. Além de sua coluna, Cesar também contribui com dicas para o Dicas-L e mantém um blog com aleatoriedades e ousadias literárias. Você pode entrar em contato com ele através do formulário na página da BrodTec, onde você pode saber mais sobre os projetos da empresa.

Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod