você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Qual é o sucesso de seu vídeo viral?

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 01 de Dezembro de 2008

Em meu artigo da semana passada falei sobre o Youtube Live. Aqui na empresa estamos envolvidos em alguns projetos de análise de repercussão de vídeos na web, tentando entender melhor o que faz um vídeo virar um sucesso na Internet e qual a maneira de usar isto de forma eficaz.

Como todos aqui sabem, sou fã de metodologias ágeis e uma das coisas que costumamos fazer para testar conceitos é o protótipo prematuro. Dentre as várias coisas que fizemos, uma delas foi criar um pequeno blog com o auxílio do Drupal onde colocamos alguns vídeos populares, outros nada populares. Publicamos um sitemap nos mecanismos de busca (coisa que o Drupal faz automaticamente com o auxílio do módulo xmlsitemap), criamos alguns alertas automatizados para saber quando estes mecanismos de busca indexavam nosso blog e, diariamente, fazíamos buscas por certas palavras-chave que usamos nos posts para observar os resultados.

Foi aí que descobrimos o Viral Video Chart, um site que lista os vídeos que mais fizeram sucesso nas últimas 24 horas, além de detalhar a atividade relativa a vídeos específicos. Como exemplo, dá uma espiadinha na atividade relacionada à performance ao vivo da Katy Perry no Youtube Live. A popularidade pode ser avaliada em um gráfico que aparece logo à direita, na mesma coluna onde aparecem dados sobre o total de visitas, a distribuição pelo idioma dos blogueiros e a lista dos mais recentes posts que colocaram o link para o vídeo.

Logo na página de abertura, o Viral Video Chart lista os 20 vídeos mais populares. Hoje, enquanto escrevo este artigo, um deles é o de um gato dirigindo o aspirador-robô Roomba. O vídeo da Katy Perry não está mais na lista. Há algo de muito errado nisto!

Sobre o autor

Cesar Brod é empresário e consultor nos temas de inovação tecnológica, tecnologias livres, dados abertos e empreendedorismo. Sua empresa, a BrodTec, faz também trabalhos tradução e produção de conteúdo em inglês e português. Além de sua coluna, Cesar também contribui com dicas para o Dicas-L e mantém um blog com aleatoriedades e ousadias literárias. Você pode entrar em contato com ele através do formulário na página da BrodTec, onde você pode saber mais sobre os projetos da empresa.

Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod