você está aqui: Home  → Coluna do Cesar Brod

Algumas Leituras...

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 08 de Outubro de 2008

Professores, Carlos Gerbase

Centro Universitário no interior gaúcho. Professor talentoso, mas sem titulação, amado pelos alunos. Outro professor, sem talento, mas com título de uma obscura faculdade européia. Ambos amigos de um padre que foi um fundador do Centro Universitário. Ambos acabam em uma trama ética, um acobertando as ações do outro. Um deles come uma aluna de 17 anos. O fato dele ter sido seduzido, ou não, pela aluna, não deve ser levado em conta, mas sim o desdobramento das vidas, profissões e novas relações a partir do fato consumado. Não fosse pelo rosto da aluna... Outros professores são coadjuvantes importantes da história.

Não dá pra parar de ler Professores, do Carlos Gerbase. Pra quem conhece Porto Alegre e seus arredores, a história é uma. Pra quem não conhece, é como ler o Zorro, da Isabel Allende, imaginando Barcelona (na fase espanhola do livro). A grande Porto Alegre, ao alcance do Trensurb (nosso metrô), especialmente a cidade de Sapucaia (onde localiza-se o centro universitário no qual os professores trabalham) é o cenário do livro. Este cenário depois estica-se para Bagé e Pelotas (cidade do derradeiro julgamento ético).

Tem sexo, sangue, beiradas de traição, poder, gansos e roubo de ônibus. Um livro obrigatório. Procura no Google por Professores e Gerbase, ou compra direto no portal da Casa de Cinema de Porto Alegre.

Uma vida inventada, Maitê Proença

Pode até esquecer que ela já apareceu em horário nobre na TV, nuinha sobre o lombo de um cavalo, interpretando Dona Beija. Maitê Proença é uma baita escritora. Em Uma vida inventada fatos que normalmente ficariam escondidos sob o manto dos segredos familiares (e tornaram-se públicos em função da celebridade da atriz) misturam-se a histórias imaginárias e a reflexões cotidianas que nos fazem questionar se estamos levando a vida que queremos e merecemos. Ela fala até sobre a forma como a caixa de entrada do email deve ser encarada e como é fácil cairmos na tentação da roda-viva do trabalho e esquecermos de nós mesmos.

Agile 2008

Não pôde ir na Agile Business Conference 2008? Nem eu! Ainda bem que o Mark Levison do blog Notes from a Tool User foi e fez uma lista dos posts mais interessantes sobre o assunto. Vale a pena imprimir ou baixar todos para uma leitura calma. Aulas e aulas de Scrum e outros processos e metodologias ágeis.

Sobre o autor

Cesar Brod é empresário e consultor nos temas de inovação tecnológica, tecnologias livres, dados abertos e empreendedorismo. Sua empresa, a BrodTec, faz também trabalhos tradução e produção de conteúdo em inglês e português. Além de sua coluna, Cesar também contribui com dicas para o Dicas-L e mantém um blog com aleatoriedades e ousadias literárias. Você pode entrar em contato com ele através do formulário na página da BrodTec, onde você pode saber mais sobre os projetos da empresa.

Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod