você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

A nova rádio corredor #2

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 26 de Agosto de 2008

Em dois artigos para o Dicas-L abordei o acesso (e a proibição do acesso) à redes sociais como o Orkut, a sistemas de mensagens instantâneas como o MSN e outros. Tanto o primeiro quanto o segundo motivaram bons comentários. Na semana de 12 a 14 de agosto tive a oportunidade de participar do evento Interop São Paulo, no qual palestrei logo após o Peter Coffee. O título da palestra do Peter era "Web 2.0 @ Work", que vem bem de encontro a muitas das coisas que escrevi aqui.

Segundo o Peter, dentro de uma empresa e fora dela as conversas irão acontecer, de qualquer maneira. O importante é que as empresas deixem de ser apenas o local onde estas conversas acontecem para tornarem-se as iniciadoras e incentivadoras de boas conversas, alinhadas a seus interesses. Se antes da Web 2.0 as empresas serviam como "mestres de cerimônias" em seus portais, agora elas passam a ser um espaço público de manifestação interna e externa, onde o papel da empresa passa a ser o equivalente a um promotor de eventos. "Ouvir não é o suficiente, é necessário ouvir em público e tomar ações em público", disse Peter. Já são muitos os exemplos de empresas que tiveram que tomar ações rápidas em função da repercussão em blogs e comunidades virtuais de algum problema em seus produtos.

Perguntei ao Peter o que ele achava da atitude de algumas empresas sobre o bloqueio de MSN, Orkut, YouTube, etc. Ele respondeu: "Isto é uma fantasia, uma ilusão e, de qualquer forma, os funcionários da empresa acessarão de casa tudo o que não podem acessar na empresa. Mas, em casa, a pessoa deixa de ser um funcionário? Em um ambiente de conexão permanente somos sempre representantes das empresas e instituições às quais pertencemos", e continua: "Não é necessário estabelecer novas regras de utilização de tecnologia se boas regras de conduta e comportamento já estão estabelecidas. As mesmas que se aplicam ao convívio diário 'local' servem para o convívio 'online'".

Os funcionários que desrespeitam boas regras e práticas de comportamento o farão de qualquer forma. Podem bloquear acesso ao MSN que ele usará o email da empresa para enviar currículos a potenciais novos empregadores. É esse o funcionário que a empresa quer?

Sobre o autor

Cesar Brod é empresário e consultor nos temas de inovação tecnológica, tecnologias livres, dados abertos e empreendedorismo. Sua empresa, a BrodTec, faz também trabalhos tradução e produção de conteúdo em inglês e português. Além de sua coluna, Cesar também contribui com dicas para o Dicas-L e mantém um blog com aleatoriedades e ousadias literárias. Você pode entrar em contato com ele através do formulário na página da BrodTec, onde você pode saber mais sobre os projetos da empresa.

Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod