você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Aula Magna na Unipar

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 28 de Abril de 2008

Faço o máximo possível para atender a convites para palestrar pelos interiores do Brasil. Sempre acabo confirmando a qualidade acadêmica e profissional das pessoas que, comprometidas com o desenvolvimento regional, criam meios para trabalhar com qualidade e especialmente para capacitar seus jovens de forma a garantir-lhes boas chances no mercado.

No último dia 24 de abril, ministrei, em aula magna na Unipar, campus de Umuarama, a palestra "Ampliando negócios com software livre no mundo proprietário", assunto que já desenvolvi aqui no Dicas-L. Após minha palestra, participei de um evento organizado pela Universidade, quando os alunos, que cursavam um determinado ano, apresentavam aos alunos dos anos anteriores os trabalhos que haviam concluído anteriormente. Alunos que estavam no segundo ano, por exemplo, apresentaram aos alunos do primeiro ano um programa de cadastro e pesquisa de cursos e alunos que desenvolveram enquanto, eles mesmos, passaram pelas disciplinas do primeiro ano. Isto deu uma idéia bem clara, aos colegas ingressantes, sobre o ponto aonde irão chegar ao final desse ano, com boas dicas de quem já passou por tudo isso. Fiz algumas perguntas e fiquei bem impressionado com a construção do programa, bem identado, organizado com suas chamadas de funções que, a meu ver, já apontavam um claro caminho para a aprendizagem de orientação a objetos -- fato que confirmei depois com o professor Elyssandro, que gentilmente levou-me para o aeroporto de Maringá para que eu retornasse para casa.

Na apresentação de dois alunos egressos, ambos já bem empregados, Alessandro Novo e Marcelo Sancher Marcorim, fiquei de queixo caído ao ver os sistemas desenvolvidos e a qualidade dos trabalhos de conclusão. Os estágios que preparam os alunos para esses trabalhos começam já no segundo ano, com a análise de requisitos voltada às necessidades de informatização de alguma empresa da região. No terceiro ano, é feita toda a documentação do sistema, incluindo diagramas UML e ER. Apenas no quarto ano, com o trabalho de base bem feito, é desenvolvida a solução e os manuais de usuário. Ou seja, o trabalho de conclusão é a documentação completa de um sistema que, na quase totalidade dos casos, já está sendo usado por uma empresa da região.

Uma coisa que notei no campus da Unipar em Umuarama é que, talvez por ser uma região pequena, o contato entre os alunos e seus professores vai muito além da sala de aula. Criam-se relações de amizade que são extremamente benéficas na formação humana e profissional dos estudantes. Os vínculos criados entre eles faz com que um vá buscando oportunidades para os outros. Dessa forma, a taxa de empregabilidade dos alunos da Unipar é altíssima. Não só no curso de Sistemas de Informação, que pude conhecer melhor, mas também nos cursos de Moda e Farmácia (este com nota A atribuída pelo MEC), dentre outros.

Vale muito a pena conhecer também o projeto Terapia Digital da instituição!

Um grande beijo para as professoras Izabel e Elaine (a Nany), que me convidaram a palestrar na Aula Magna, e aos professores e novos amigos Elyssandro, Leandro, Marcelo e Carlos. Espero retornar mais vezes para Umuarama, dentre outras coisas, também, para mais "bolas de neve!".

Sobre o autor

Cesar Brod é empresário e consultor nos temas de inovação tecnológica, tecnologias livres, dados abertos e empreendedorismo. Sua empresa, a BrodTec, faz também trabalhos tradução e produção de conteúdo em inglês e português. Além de sua coluna, Cesar também contribui com dicas para o Dicas-L e mantém um blog com aleatoriedades e ousadias literárias. Você pode entrar em contato com ele através do formulário na página da BrodTec, onde você pode saber mais sobre os projetos da empresa.

Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod