você está aqui: Home  → Coluna do Cesar Brod

Liberdade

Livre é o estado daquele que tem liberdade. Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda.

Data de Publicação: 10 de Janeiro de 2008

Este é o final da narração feita pelo ator Paulo José no curta-metragem Ilha das Flores, dirigido por Jorge Furtado, um dos sócios da Casa de Cinema de Porto Alegre. A primeira sentença é a definição de um dicionário. A segunda é de autoria da poetisa Cecília Meireles.

Se não há quem explique a liberdade, mas também não há quem não entenda, imagina a dificuldade de escrever racionalmente sobre este tema que cabe tão bem à poesia. E definir isto em um texto de base legal, em uma licença de software? O pior é que este é um assunto pelo qual uma boa parte das pessoas perdeu o interesse ou a paciência. Marco Peereboom, conhecido desenvolvedor do OpenBSD sintetizou muito bem seu sentimento sobre isso em um dos muitos emails que circularam a partir da discussão iniciada por Richard Stallman na lista OpenBSD-misc. Stallman, nessa lista sobre OpenBSD, disse que não recomenda o OpenBSD e complementa apontando links para a sua linha de pensamento expressa em vários artigos. A resposta de Peereboom para Stallman é um bocejo: *yawn*.

Defendi muito a GPL em sua versão 2. Durante minha passagem pela Univates e pela Solis defini, não sem antes argumentar muito, que a licença de todos os produtos de software que desenvolvíamos estariam sob a GPL. Posteriormente, adotamos a versão da licença traduzida pela Creative Commons. Quando a própria Free Software Foundation decretou que as licenças da Creative Commons não eram compatíveis com a GPL e as discussões sobre a versão 3 da GPL se intensificaram, o que eu passei a sentir quando tentava explicar tudo isto àqueles que me vinham perguntar sobre o assunto era a sensação de bocejo, tanto de meu interlocutor quanto minha. A tediosa explicação do que deveria ser uma garantia de liberdade virou um porre. Passei até a evitar o assunto.

O que me motiva a voltar de novo a ele é uma constatação bem prática. Estou observando um crescimento no uso do OpenBSD e do FreeBSD entre meus parceiros de negócios. O Marcelo Barbosa, da SizeOf disse-me que usa exclusivamente softwares que tenham licenças do tipo BSD, para não ter que perder tempo explicando a seus clientes sobre a GPL e sua evolução e para permitir a eles a decisão sobre a forma como distribuirão, ou não, modificações efetuadas nesses softwares.

Ainda em 1999, Rasmus Lerdorf, criador do PHP, havia me dito que optara por uma licença "estilo apache" para não forçar os usuários de sua linguagem a oferecer modificações e aprimoramentos na forma de código aberto. Tanto a evolução do apache quanto do PHP parecem mostrar que a escolha da licença foi bastante sábia.

Toda esta conversa é sonolenta mesmo, estamos cansados de ouvir explicações sobre algo tão inexplicável e que entendemos tão bem, individual e coletivamente. Mais cansados ainda de ouvir os que se proclamam os únicos donos da liberdade e os únicos capazes de defini-la. Tenho a esperança de que esta liberdade inexplicada e entendida seja algo tão inerente para todos que, em breve, nenhuma licença, outra que um cordial pedido e uma cordial resposta, será necessária.

Sobre o autor

Cesar Brod é empresário e consultor nos temas de inovação tecnológica, tecnologias livres, dados abertos e empreendedorismo. Sua empresa, a BrodTec, faz também trabalhos tradução e produção de conteúdo em inglês e português. Além de sua coluna, Cesar também contribui com dicas para o Dicas-L e mantém um blog com aleatoriedades e ousadias literárias. Você pode entrar em contato com ele através do formulário na página da BrodTec, onde você pode saber mais sobre os projetos da empresa.

Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod