você está aqui: Home  → Coluna do Cesar Brod

Acabou 2007?

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 18 de Dezembro de 2007

Quanto mais velho eu fico mais rápido passa o tempo. É de propósito! Deus inventa essas coisas pra tirar uma com a cara da sua própria criação. Ou isso é coisa da evolução das espécies mesmo... O tempo passa mais rápido justamente na fase em que a gente fica mais ranzinza, mais cheio de dor aqui e dor ali. Ainda que eu não possa reclamar! Estou envelhecendo bem, com os fiozinhos brancos relutando em chegar e ainda com muita vontade de muita coisa nesses quase 45 anos de luta, labuta e muita diversão. Acho que por isso mesmo não faço tanta questão que o tempo corra desse jeito. Olho para 2007 e ele tá ali, arrumando as últimas coisinhas dele e com um pé na porta já, pronto pra dar passagem ao novo ano. Eu digo: "Espera!", mas ele nem tchuns.

Olho ali pra ele, o 2007, de mala e cuia e reflito: "Que aninho dos bons!". Parece que ele guardou para o finzinho todas as recompensas, incluindo bons vale-presentes para o ano ainda por começar. Foi um ano de muita reestruturação, aprendizagem, não só no aspecto profissional. Com toda a correria que só aumenta, ano após ano, 2007 deu um jeito de reservar bons espaços para papos com bons e velhos amigos. Também virei aluno de Filosofia da Universidade Católica de Brasília, modalidade virtual -- meu pai diz que agora sim virei um católico virtual! E li muito!

Chega a dar vontade de tentar convencer 2007 a ficar por mais um ano, dizer pra 2008 dar um tempinho e voltar de novo daqui há 365 dias. Há pouco tempo assisti de novo ao filme "Deu pra ti Anos 70", do pessoal da Casa de Cinema de Porto Alegre. Foi um filme que marcou muito a minha juventude e, realmente, lembro que entramos nos anos 80 com o sentimento de que qualquer coisa que viesse seria melhor do que uma longa série de anos com ranço de ditadura militar e falta de liberdade. Agora, o filme podia ser "Fica mais, 2007!".

Claro que não dá pra viver de saudosismo, ainda mais um saudosismo tão recente. Mas, como sempre, a gente pode pegar o que foi bom e ir levando adiante, melhorando ainda mais os anos que estão por vir. Uma coisa que certamente vamos levar adiante em 2008 são nossos trabalhos voluntários. Com a Brod Tecnologia, outras empresas, grupos e amigos sempre buscamos participar de ações sociais. Já participamos de inúmeras oficinas nos Fórums Sociais Mundiais, ministramos cursos de informática para crianças, pessoas de melhor idade, adolescentes desempregados e de muitas outras atividades. Em 2007, porém, estávamos ainda devendo isso a nós mesmos. Há alguns meses fomos procurar a Parceiros Voluntários de nossa região e o resultado é que hoje, eu e a Joice, ministramos aulas de inglês para um grupo de crianças da Obra Social São Cristóvão.

Conhecer uma segunda língua, é fato, posiciona melhor os indivíduos no mercado de trabalho. Ensinar uma segunda língua a crianças, porém, é abrir novos universos, trazer sonhos de viagens, de novas terras, motivar a curiosidade por seguir aprendendo. Poder ensinar inglês a quem não poderia, neste momento, aprender de outra maneira, é um prazer enorme! O Kevin, o Patrick, a Luana, a Francine, o Jonatan, o Jeferson, o Vanderson e o Roberto reafirmaram nossa crença de que não há fronteiras que impeçam a expansão do conhecimento e que é esta curiosidade pelo saber que nos impulsiona além de todas as possibilidades.

A todas as amigas, amigos, leitoras e leitores, desejo que o presente de Natal seja um Ano Novo cheio de aprendizagem e bons desafios!

Um especial abraço a toda a equipe da Obra Social São Cristóvão! Eles podem ser contatados pelo telefone 51 3748-0320 ou pelo email osscr@certelnet.com.br

E não se esqueçam! Desta vez, cabe ao infame Piá de Merda salvar o Natal!!!

Sobre o autor

Cesar Brod é empresário e consultor nos temas de inovação tecnológica, tecnologias livres, dados abertos e empreendedorismo. Sua empresa, a BrodTec, faz também trabalhos tradução e produção de conteúdo em inglês e português. Além de sua coluna, Cesar também contribui com dicas para o Dicas-L e mantém um blog com aleatoriedades e ousadias literárias. Você pode entrar em contato com ele através do formulário na página da BrodTec, onde você pode saber mais sobre os projetos da empresa.

Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod