você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Portais Corporativos 1 - Introdução

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 01 de Agosto de 2007

Inicio aqui uma série de textos sobre portais corporativos. Estes textos não são para usuários avançados e, certamente, não existirá aqui muita novidade para os iniciados no mundo Web e fornecedores de tecnologia. O material apresentado aqui faz parte de um curso que aborda todos os aspectos da comunicação empresarial integrada, elaborado por mim, pela Meire Brod, da Dobro Comunicação, e conta também com colaborações da Joice Käfer, da Brod Tecnologia, especialmente nos artigos que envolvem comércio eletrônico e o uso do Drupal.

Minha intenção, com estes textos, é fazer um "quase bate-papo", contar a história da evolução da Web desde o surgimento da Internet até o momento em que os portais começam a perder significado. De fato, cada navegante já passa a construir seu próprio mural de visualização eletrônico colando, das mais variadas fontes, as informações que lhe são mais interessantes.

Na medida do possível, procurarei tornar os textos completos e independentes entre si, para que possam ser lidos isoladamente. Mantendo a proposta original do curso, em alguns momentos serão propostas reflexões e análises sobre situações locais, motivando o pensamento sobre oportunidades de negócios e mudanças. A independência entre os artigos é também necessária para facilitar a própria evolução deste conteúdo, caso ele venha a ser usado por mim mesmo ou por outros na construção de palestras, seminários ou minicursos. Para ficar apenas em um exemplo, ao iniciar esta escrita eu já havia incluído, de forma modesta, algo sobre ["mashups" http://pt.wikipedia.org/wiki/Mashup_(web_application_hybrid)] (a colagem de fontes de informação que cada um pode fazer para criar sua visão da Web). Mais adiante, vendo a evolução das possibilidades de personalização e "interferência" em ambientes como o Second Life -- um mundo virtual com mais de seis milhões de habitantes que gastam em um dia mais de US$ 1,5 milhão -- vi que a forma pela qual podemos selecionar e combinar as informações que recebemos deveria merecer uma melhor atenção.

A dinâmica desta série de artigos impede-me de colocar, neste momento, um índice do que virá daqui para a frente. Pode existir alguma motivação que faça com que um novo tema venha a ser introduzido ou que um determinado assunto seja retomado. Um artigo não necessariamente vinculado a esta série, mas que possa contribuir com ela, pode ser introduzido a qualquer momento. Quando falamos em portais corporativos estamos falando da forma como uma empresa apresenta-se na Web, ou seja, em qualquer lugar do mundo, 24 horas por dia, sete dias por semana. Mas esta exposição não se dá apenas no ambiente controlável de seu portal, mas através até dos blogs pessoais e da presença no Orkut de seus funcionários. Afinal, uma empresa é o conjunto das ações e pensamentos de seus colaboradores e, assim como a Internet acabou com as barreiras geográficas, ela também reduziu o limite entre o pessoal e o coletivo, para o bem ou para o mal. Estamos em tempos de "transparência radical"! Por isso, ao se construir a presença da empresa na Web faz muito mais sentido mostrar tudo do que tentar esconder alguma coisa -- no limite, porque cada vez mais é difícil esconder qualquer coisa, mas também porque as empresas estão percebendo que seu diferencial competitivo não está em seus segredos, mas em sua capacidade de inovação e renovação.

Ainda assim, adianto alguns dos assuntos que serão tratados aqui:

  • Uma introdução aos portais corporativos
  • A Internet e a World Wide Web são a mesma coisa?
  • Diferenças e similaridades entre sítio, site, página e portal
  • A evolução da Internet comercial
  • Formas de comunicação na Internet
  • O portal corporativo aliado à estratégia da empresa
  • Melhores práticas e serviços em um portal
  • Comércio eletrônico como oportunidade de negócio
  • Medição e avaliação de resultados
  • Uso da Intranet na melhoria dos processos empresariais
  • Como contratar os serviços para a confecção de um portal?
  • Para onde seguir agora?

Para que este artigo não se resuma a apenas um "trailler" dos próximos capítulos, vamos ao menos conceituar um portal corporativo.

O que é um portal corporativo?

O próprio nome já diz muito: Portal Corporativo. Assim como no mundo material, é através da sua porta de entrada que uma empresa receberá seus clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores. A mesma coisa acontece no mundo Web. Gosto também da analogia com cidades turísticas onde, ao lado do pórtico, tipicamente existe um escritório de informações turísticas mostrando tudo o que a cidade oferece para os diferentes gostos: de lojas e restaurantes a trilhas para aventuras mais radicais. Guias como o 4Rodas nos apresentam várias destas cidades e aquelas com mais atrações acabam ganhando posições de destaque.

Caso você tenha alguma familiaridade com a Internet, o mapa de um conjunto de sites, páginas e portais pode ter surgido na sua mente. Cada um destes sites, com seu conjunto de informações, pode ser descoberto através de guias que lhe permitem navegar pela Web. Nenhum visitante, porém, ficará muito tempo em um determinado portal se não encontrar, logo, nele algo que busca ou que prenda a sua atenção. É como chegar em uma cidade que pode até ter muitas atrações, mas sem um escritório de turismo receptivo que aponte o caminho para elas. Em outros artigos falarei sobre práticas para a construção e manutenção de um bom portal corporativo, integrado à estratégia de comunicação da empresa e que realmente seja capaz de trazer a ela os resultados esperados.

Um abraço para todo o pessoal da Dobro que, no meio destas reflexões todas sobre portais corporativos, propôs o novo leiaute para o portal da Brod Tecnologia, que adequamos para o Drupal.

Sobre o autor

Cesar Brod é empresário e consultor nos temas de inovação tecnológica, tecnologias livres, dados abertos e empreendedorismo. Sua empresa, a BrodTec, faz também trabalhos tradução e produção de conteúdo em inglês e português. Além de sua coluna, Cesar também contribui com dicas para o Dicas-L e mantém um blog com aleatoriedades e ousadias literárias. Você pode entrar em contato com ele através do formulário na página da BrodTec, onde você pode saber mais sobre os projetos da empresa.

Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod