você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Quem explica a Web 2.0?

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 05 de Fevereiro de 2007

Quem está inserido no mundo da tecnologia tem, muitas vezes, uma grande dificuldade para explicar coisas que, para os iniciados, fazem todo o sentido do mundo mas que, para a grande maioria (na qual, muitas vezes, me incluo) parece etrusco antigo. Assim é com a Web 2.0. Todo mundo sabe que está aí e que tem a ver com Ajax (não o limpador!). Agora, para que serve e como se diferencia da Web que conhecemos é que é o "X" da questão.

A resposta veio com um excelente livro e a extensão das idéias de seus autores em projetos práticos já visíveis na Internet. Carlos Nepomuceno e Marcos Cavalcanti são os autores de O Conhecimento em Rede - Como implantar projetos de inteligência coletiva, que recebi em minha casa enquanto estava de férias, com um gentil autógrafo do Carlos. A Web 2.0 já começa a fazer sentido com o título do livro: ela é a base para o desenvolvimento da inteligência coletiva.

A inteligência coletiva é aquela que nasce quando deixamos de ser apenas receptores de informação, mas adquirimos a capacidade de levar nossas idéias a muitas pessoas de uma só vez, de forma imediata ou não, interagindo também com as idéias de muitas outras pessoas e criando um caldeirão de conhecimento que, com a crítica, a análise e a contribuição de todos passa a ser automaticamente organizado e filtrado. Esta nova forma de expressão do conhecimento, na Internet, vem representada especialmente através dos mais variados tipos de blogs e a interação gerada por eles. O trabalho do filósofo Pierre Lévy, que tive a grata oportunidade de conhecer pessoalmente há pouco mais de dois anos, em São Paulo, reconhecidamente influencia a obra de Carlos e Marcos. Mas, a leitura do livro, antes de exigir algum conhecimento prévio dos textos de Pierre Lévy ou outros, faz com que o leitor sinta-se impelido a seguir adiante e aprender mais sobre o tema. Ouso dizer que "O Conhecimento em Rede" poderia quase ser chamado, sem nenhum demérito, "Web 2.0 para o resto de nós".

Apenas por elucidar a forma como a inteligência coletiva evolui com a Web 2.0 o livro já valeria a pena, mas ele ainda segue adiante e mostra, na prática, como implementar projetos deste tipo. Mas isto não é tudo! Os autores ainda apresentam um projeto real, sob a licença GPL, para que os interessados possam começar a experimentar imediatamente os conceitos expostos no livro. Quer mais? O site do projeto está no ar para ser testado ainda antes que seja necessário o download.

Parece até bom demais para ser verdade, mas é isto mesmo! Assim como eu fiquei encantado com o livro, as idéias e o projeto de Carlos e Marcos, espero que os leitores também fiquem!

Mais informações no site do Instituto de Inteligência Coletiva.

Sobre o autor

Cesar Brod é empresário e consultor nos temas de inovação tecnológica, tecnologias livres, dados abertos e empreendedorismo. Sua empresa, a BrodTec, faz também trabalhos tradução e produção de conteúdo em inglês e português. Além de sua coluna, Cesar também contribui com dicas para o Dicas-L e mantém um blog com aleatoriedades e ousadias literárias. Você pode entrar em contato com ele através do formulário na página da BrodTec, onde você pode saber mais sobre os projetos da empresa.

Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod