você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Previsões para 2007

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 03 de Janeiro de 2007

Vira e mexe aventuro-me a querer prever o futuro. Quem me conhece de perto já sabe que tenho uma bola de cristal. Na verdade, duas. Uma é backup. Aliás, um backup que não testo faz um tempinho. Minha primeira previsão vem daí: pessoas perderão dados importantes por falta de backup! E isto acontece porque fazer backup é um saco! Especialmente para usuários domésticos ou para aqueles que, como eu, têm um escritório em uma mochila onde não há espaço para ficar carregando um HD externo ou uma fita DAT.

Justamente por isso arrisco a segunda previsão: cada vez mais pessoas utilizarão o docs.google.com! Documentos e planilhas disponíveis a partir de qualquer navegador? É o paraíso! Ainda mais com o Google responsável pelo backup.

A terceira previsão é que nem de longe o Google vai ficar sozinho nesta! Um artigo de agosto de 2006 do CNet já fazia uma análise de sistemas de produtividade baseados na web. E como o Google é conhecido por sua capacidade de inovação, é natural que algumas empresas sigam as direções estabelecidas por ele. Outras empresas preocupam-se mais em concorrer com a própria capacidade de inovação do Google e não com os produtos que ele lança.

Daí minha quarta previsão: a Microsoft irá reagir com alguma surpresa! Não as surpresas esperadas e já em andamento como a aproximação com o modelo de código aberto ou alguma bombástica declaração de seu CEO Steve Ballmer. A empresa tem uma base de clientes ainda muito grande e um olhar de águia no mercado corporativo. Entre a busca corporativa e a oferta de utilização online de seus produtos clássicos podemos esperar algo novo e diferente. Bela previsão, né? Esperamos por algo imprevisível!

A quinta previsão é que, independente do que a Microsoft lançar, mesmo que for o Office sob a GPLv3, um monte de gente vai cair de pau achando que só pode ser obra do demônio.

Com relação a sistemas de código livre e/ou aberto, minhas bolas de cristal (acabei de ligar a de backup pra dar uma testada) mostram uma névoa no que diz respeito ao aumento da penetração do Linux e do OpenOffice no desktop. Por outro lado, formatos abertos e intercambiáveis de documento crescerão. Outra coisa que crescerá, especialmente no mercado corporativo, é o trânsito de documentos assinados digitalmente, graças (entre outros fatores) à infra-estrutura e cultura que se cria a partir de iniciativas como a nota fiscal eletrônica e autoridades certificadoras.

Se no desktop os percentuais entre um sistema operacional e outro não devem se alterar muito, oportunidades para o desenvolvimento de aplicações corporativas em código aberto crescerão. Mas como legados devem ser preservados, antes de migrações dramáticas de um ambiente para outro o que veremos será um crescimento dessas aplicações respeitando a convivência e investimentos já feitos. Nada mais natural que seguirmos vendo grandes empresas investindo em soluções e parcerias com empresas de código aberto. Cada vez mais ouviremos falar de JBoss em 2007. E de Ruby on Rails também! Ao menos uma empresa lançará uma aplicação para a Web 2.0 usando o Ruby on Rails - esta empresa será comprada pelo Google ou pela Microsoft e seus fundadores tornar-se-ão milionários instantâneos!

Uma coisa engraçada é que minhas bolas de cristal divergem em algumas previsões, mas como o rsync vai demorar, ao menos a principal delas eu arrisco aqui, já dizendo que tem 50% de chance de acontecer e 50% de chance de não acontecer: a RedHat vai lançar uma distribuição parruda de seu Linux, com o PostgreSQL customizado e plenamente suportado pela própria empresa e uma framework para o desenvolvimento de aplicações corporativas baseado no JBoss. Esta distribuição será chamada "RedHat Unbreakable Database".

No final do ano conferimos se preciso mandar as bolas de cristal para a manutenção ou se dá pra esperar mais um ano. Eu não assinei a garantia estendida e cada chamado técnico custa os olhos da cara!

Sobre o autor

Cesar Brod é empresário e consultor nos temas de inovação tecnológica, tecnologias livres, dados abertos e empreendedorismo. Sua empresa, a BrodTec, faz também trabalhos tradução e produção de conteúdo em inglês e português. Além de sua coluna, Cesar também contribui com dicas para o Dicas-L e mantém um blog com aleatoriedades e ousadias literárias. Você pode entrar em contato com ele através do formulário na página da BrodTec, onde você pode saber mais sobre os projetos da empresa.

Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod