você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

SCRUM, a ordem nascida do Caos - Final

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 27 de Novembro de 2006

Na semana passada discutimos sobre o projeto para a criação de um portal íbero-americano de colaboração e desenvolvimento. Esta discussão nos levou à criação de um Product Backlog. Se você foi curioso o suficiente, viu que nesse link o que tínhamos era uma planilha do docs.google que tornei pública. Nela, além do Product Backlog, você deve ter visto que há uma aba com um primeiro Sprint Backlog, relativo às tarefas de um mês, voltado à captação de recursos.

Estas planilhas são auto-explicativas e, no Sprint Backlog, ainda procurei colocar umas poucas instruções de preenchimento. Note que enquanto no Product Backlog fazemos a melhor estimativa das horas que gastaremos nas tarefas, é no Sprint Backlog que fazemos o registro destas horas e podemos confrontá-las com as estimativas. Sprints podem ocorrer em paralelo, desde que tenhamos como segmentar as tarefas. No nosso caso, poderíamos ter as tarefas de definição de leiaute ocorrendo em paralelo às tarefas de definição e aquisição de equipamentos. Após a reunião que irá definir as tarefas do Sprint, o ScrumMaster apenas acompanha o projeto, buscando eliminar qualquer obstáculo que a equipe tenha. O Sprint Backlog é o guia que a equipe usa para sua auto-gestão. Ela mesma o preenche. Por isto é útil tê-lo no formato de um documento compartilhado.

Para terminar esta série de artigos, volto a falar um pouco sobre o ScrumMaster. Ao contrário de um gestor de projetos tradicional, que é responsável por planejar, instruir e coordenar os trabalhos de sua equipe, nas metodologias ágeis de desenvolvimento este gestor deve principalmente ser um facilitador e motivador. O Scrum visa ser um conjunto simples e eficaz de regras e ferramentas para maximizar resultados, gerando o mínimo possível de sobrecarga administrativa. O ScrumMaster deve garantir que estas regras e ferramentas sejam usadas e que sempre estejam diretamente relacionadas à melhoria dos processos, melhor retorno de investimento e liberdade criativa para a equipe. Parece e é simples. Justamente por isto que não se deve subvalorizar o aprendizado desta metodologia. Espero ter despertado a curiosidade dos leitores, mas estes cinco artigos não têm a mínima pretensão de ter coberto tudo o que o Scrum pode nos trazer de benefícios.

Recomendo especialmente uma visita ao site da ScrumAlliance, onde você tem uma série de recursos de aprendizagem disponíveis e um calendário de cursos (inclusive com datas no Brasil) através dos quais você pode tornar-se um ScrumMaster certificado! Sim, há certificação para ScrumMasters! A coisa é séria!

Chego ao fim agradecendo mais uma vez ao Alexandre Marcondes, que apresentou-me ao Scrum e a minha sócia Joice Käfer, que além de ajudar-me nestes artigos aprendeu junto comigo (e segue aprendendo) o que sabemos da metodologia e tivemos a oportunidade de dividir com os leitores.

Sobre o autor

Cesar Brod é empresário e consultor nos temas de inovação tecnológica, tecnologias livres, dados abertos e empreendedorismo. Sua empresa, a BrodTec, faz também trabalhos tradução e produção de conteúdo em inglês e português. Além de sua coluna, Cesar também contribui com dicas para o Dicas-L e mantém um blog com aleatoriedades e ousadias literárias. Você pode entrar em contato com ele através do formulário na página da BrodTec, onde você pode saber mais sobre os projetos da empresa.

Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod