você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

V-ART - Articulações biologicamente corretas

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 05 de Outubro de 2006

No último dia 26 de setembro participei de uma série de reuniões na UFRGS, Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul. Em uma delas fui apresentado pela Profa Luciana Nedel ao projeto V-ART. O V-ART é um projeto de código aberto multi-plataforma: a equipe de desenvolvimento utiliza tanto o ambiente Windows como o Linux. Mais do que isto, ele também é independente de APIs gráficas (OpenGL, [Direct3D http://www.microsoft.com/windows/directx/default.mspx), o que garante ainda mais a sua portabilidade.

V-ART passou a ser, em maio de 2006, o novo nome do projeto V-PAT, publicado em 1999. Desde sua concepção, o projeto busca tratar da interação com pacientes virtuais, levando o poder da computação gráfica para a área médica. Muitos dados obtidos em exames médicos de alto custo ou mesmo através de técnicas cirúrgicas podem ser armazenados e depois trazidos a um ambiente onde criam-se pacientes virtuais baseados nestes dados vindos do mundo real. Desta forma, análises e diagnósticos clínicos e o planejamento de cirurgias podem ser feitos, inicialmente, a partir dos "pacientes virtuais", com ganho de tempo e economia.

Em termos mais técnicos, o V-ART é um framework desenvolvido em C++ que permite a criação de humanóides com articulações biologicamente corretas. A equipe do projeto usou o Doxygen para permitir que desenvolvedores externos ao projeto possam entender seu funcionamento e criar seus humanóides, assim como contribuir com novas classes.

Uma série de screenshots e vídeos de 2001 mostra diversos trabalhos que levaram a criação da articulação de um joelho.

Sobre o autor

Cesar Brod é empresário e consultor nos temas de inovação tecnológica, tecnologias livres, dados abertos e empreendedorismo. Sua empresa, a BrodTec, faz também trabalhos tradução e produção de conteúdo em inglês e português. Além de sua coluna, Cesar também contribui com dicas para o Dicas-L e mantém um blog com aleatoriedades e ousadias literárias. Você pode entrar em contato com ele através do formulário na página da BrodTec, onde você pode saber mais sobre os projetos da empresa.

Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod