você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Writer2ePub - use o LibreOffice para criar seus eBooks

Colaboração: Cesar Brod

Data de Publicação: 26 de novembro de 2013

Há um tempo, o colunista do Dicas-L, Franklin Carvalho, escreveu um artigo sobre a criação de um eBook. Complemento-o, aqui, com uma dica para aqueles absolutamente preguiçosos, como é o meu caso.

Primeiro, crie seu documento no LibreOffice. Aplique o estilo Corpo de texto para todo o seu texto e use o estilo Título 1 para os títulos dos capítulos. Se precisar de subcapítulos, use os estilos Título 2, Título 3, e assim por diante. Caso você tenha códigos de programas em seu livro, aplique neles o estilo "Texto preformatado". Todos os estilos do LibreOffice podem ser acessados a partir do menu superior em Formatar -> Estilos e formatação, ou através da tecla de função F11. Não se preocupe com fontes! -- elas serão ignoradas na geração do eBook.

Agora instale a extensão Writer2ePub, baixando-a deste link e, no LibreOffice, clique em Ferramentas -> Gerenciador de extensão -> Adicionar e selecione o arquivo que você acabou de baixar. Aceite a licença. Agora, durante a edição de qualquer documento, você notará três novos ícones aparecendo à esquerda dos demais, na barra superior. Clique no botão do meio, o que aparece com um pequeno "i" em um círculo azul, para digitar as informações de título, autor e configurar a imagem da capa. Depois, explore as preferências clicando no botão que tem um pequeno "p" em um círculo vermelho (note que é aqui que você também opta pela exportação no fomato MOBI, usado pelo Kindle da Amazon). Em seguida, clique no primeiro botão à esquerda, revise as informações e clique em OK para criar seu eBook. Um arquivo com a extensão epub será criado na mesma pasta, com o mesmo nome de seu arquivo original.

Para ter certeza de que tudo deu certo, use o FBReader para testar o eBook que você acabou de criar.

Esta dica foi adaptada do artigo How to create an eBook the open source way.

Leia mais

A LibreOffice Magazine de outubro de 2013 traz, em sua página 11, um fantástico depoimento do escritor Donnefar Skedar sobre o mesmo assunto desta dica.

Adquira os eBooks de Cesar Brod.

Cesar Brod ministra cursos in-house adequados à necessidade de sua empresa, além de atuar como coach de equipes ágeis. Visite nosso portal para saber mais ou entre em contato diretamente com o autor para mais informações.



Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod