você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

VirtualDub - Compactando arquivos de vídeo

Colaboração: André Everson Biscaia e André Milani

Data de Publicação: 17 de Outubro de 2005

O VirtualDub é um software de edição e aplicação de filtros(redimensionamento, legendas, ...) para arquivos de vários formatos de vídeo, os quais são acessados utilizando os CODECs instalados na máquina do usuário. Utilizaremos nesta dica o CODEC XviD, que deve estar instalado.

A definição de CODEC(COder/DECoder) é um conjunto de instruções que fica a disposição do sistema operacional para que, caso necessite, possa usá-los. O exemplo clássico é o formato(container) de arquivo .AVI, que representa vídeo, mas pode conter grande parte dos formatos compactados por CODECs.

Por que aplicar um CODEC em um arquivo de vídeo? Porque geralmente, quando um vídeo é capturado de sua fonte original, seja câmera fotográfica digital que permita vídeos, filmadoras digitais ou mesmo analógico(TV, VHS, cabo, ...), este formato é recebido em estado puro(não compactado), o que resulta em arquivos muito grandes e que também podem ter problemas na hora de serem reproduzidos. Você não mandaria por email um vídeo de 40MB contendo apenas 35 segundos de vídeo, não?!

Para compactar um vídeo utilizando o VirtualDub, vou utilizar um arquivo MPEG gravado de câmera digital em 640x480 com 30fps(frames per second - quadros por segundo) e 11KHz de áudio, contendo 35,4s e 40978KB.

Para tal, ir em File -> Open Video File -> ARQUIVO.MPEG.

Será necessário ver os dados do arquivo(características) que serão utilizadas posteriormente em File -> File Information (Figura 1).

FIGURA 1: File Information

Após anotar os dados do arquivo, ir no menu Video -> Compression e na nova janela Select video Compression, selecionar XviD MPEG-4 Codec (Figura 2.1) e Configure (Figura 2.2).

Aparecerá a janela XviD Configuration, onde é recomendável deixar todos as opções como estão, a não ser a Target bitrate(1) (kbps)(Figura2.7), que caso não esteja aparecendo, clicar no botão Target Quantizer, que este será trocado pelo Target bitrate.

Na mesma janela, clicar em Calc(Figura 2.3), escolher o tamanho do arquivo resultante(Figura 2.4) e inserir o tempo dele nos campos de edição hours, minutes e seconds (Figura 2.5). No caso ficaria: 0, 0 e 35. Selecionar a quantidade de quadros de amostragem do vídeo(30fps) e o formato do áudio utilizado para que a compactação saia de acordo. Para vídeos assim, mantenho o mesmo dado fornecido pelo File Information(descrito acima), utilizando o tamanho da trilha de audio(aqui, 251KB) (Figura 2.6). Apertar OK, conferir o Target bitrate no XviD Configuration, que para manter uma boa qualidade, em arquivos até 320x240 deve ter no mínimo 500kbps e 640x480, 1000kbps. No exemplo 1112kbps manterá a qualidade praticamente inalterada. Pressionar OK e OK.

FIGURA 2: Configuração do CODEC XviD

Para iniciar a compactação, ir em File -> Save as AVI, escolher o nome do arquivo e pressionar OK. A compactação irá começar. O tempo de compactação varia de acordo com o tamanho do vídeo e o poder de processamento disponível.

(1) bitrate: geralmente descrito em kbps(kilobits por segundo), define quantos bits do arquivo serão exibidos/possui por segundo.

Links para download:

Autor: André Everson Biscaia

André é Analista de Sistemas, formado pela Pontificia Universidade Católica do Paraná (PUC-Pr), possui Pós-Graduação em Desenvolvimento de Aplicações em Ambiente WEB e Extensão em Metodologia do Ensino Superior. Colaboração: André Milani.



Veja a relação completa dos artigos de André Everson Biscaia e André Milani