você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens Programe sua mente para aprender inglês - ebook gratuito

Samba4 - O fim do Windows Server?

Colaboração: Guilherne Lima Gontijo

Data de Publicação: 25 de junho de 2008

Quase todos meus clientes e conhecidos que utilizam Windows Server tem para ele uma única utilidade: Domínio, com Active Directory (esta era, na minha opinião a única utilidade do Windows Server).

Procurando informações sobre novas tecnologias surgiu o Samba4. A versatilidade e utilidade do Samba em redes já é conhecida de todos, sendo este, com certeza, utilizado em praticamente todas as máquinas (Home ou Server) mesmo que seja para disponibilizar um compartilhamento Windows. Inclusive acredito eu que o Samba compartilha melhor, velocidade e estabilidade, que qualquer Windows (afinal os libertos são mais generosos que os egoístas).

Então, voltando ao assunto, o novo Samba, ainda em versão alpha teste, possui agora o AD ( Active Directory) ou melhor, tomara que bem melhor mesmo, ferramenta semelhante, que cuida da parte de políticas de usuário. Isto assassina o Windows Server, e abre as portas para se ter servidores (100% deles) que não travem, precisem ser reiniciados a cada atualização, e que exigem atenção constante, bem como que não perguntem porque ele foi desligado ou reiniciado, e que não funcione enquanto você não o informa que foi o no-break que travou ou que a energia demorou a voltar mais do que o mesmo suportaria.

Isto, em suma, quer dizer que a microsoft, quanta peninha dela, perdeu seu maior trunfo no momento em que escolhia-se que servidor usar em nossos clientes. Tomara que esta idéia pegue, porque eu já peguei, baixei, vou instalar e testar (eba eba...!!!). Pois que venha a versão final do Samba4, e a 5, a 6, a 7 ... Mas será, que depois desta teremos Windows Server 2015? E 2010?

Referências



Veja a relação completa dos artigos de Guilherne Lima Gontijo