De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Recuperando Senha do root sem Live-CD

Colaboração: Ismael A Bezerra

Data de Publicação: 04 de junho de 2010

Passei por maus bocados recentemente. Perdi a senha do root do servidor e não me lembrava mais de jeito nenhum da bendita senha. Uma das formas de fazer a recuperação da senha do root, como todos sabem, é utilizando um Live-CD. O problema era que eu não tinha esse bendito Live-CD pra recuperar a senha e eu precisava fazer uma manutenção rápida e o servidor não podia ficar parado por mais tempo (essa é a sina de todo administrador de redes) então tive que fazê-lo sem o CD.

Irei demonstrar pra vocês o passo-a-passo que segui. Acho que poderá ser útil pra quem estiver no mesmo caso que eu.

  1. Você precisa reiniciar a máquina e editar a linha de boot do GRUB. Teclar a tecla "e" para editar as linhas de inicialização do GRUB. Adicione, no final da linha, o seguinte init=/bin/bash e depois tecle "b" para iniciar o sistema. No caso do Lilo, entrar no prompt dele e na hora da inicialização digitar Linux init=/bin/bash.

  2. Irá aparecer o prompt diferente do normal indicando que vc tem acesso de root. Mas sem poder gravar em nenhuma arquivo no / você terá que montar o diretório raiz e seguir os passos:

      # mount -o remount,rw / #Remontar como read-write o /
      # mount -a #Montar tudo em /etc/fstab
      # mount #Mostrar se o / foi remontado como read-write
    

    A partir daqui você poderá editar os arquivos. Como no meu caso as senhas estavam em /etc/shadow tive que editar esse arquivo

      # vi /etc/shadow
    

    Se esse recurso não tiver habilitado altere o /etc/passwd. Apague o conteúdo que estiver no segundo campo depois de root root:$1$fmdlkdjslj¨5$rdgd:14693:0:99999:7::: e deixe assim: root::14693:0:99999:7:::. Salve o arquivo e continue.
      # sync #Escrever o que tiver no buffer em disco
      # umount -a #Desmontar o sistema de arquivos
      # mount -o remount,ro / #Remontar como read-only
      < Ctrl>< Alt>< Del> #Para reiniciar
      login: root # Digite root sem senha
      # passwd #Depois altere a senha do root
    
    Referência: The LPIC-2 Exam Prep

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Ismael A Bezerra