você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens Curso From Zero to Hero: Como Programar a sua Mente para Aprender Inglês

Micro Saas

Colaboração: Deivison Alves Elias

Data de Publicação: 13 de junho de 2020

Talvez você não queira montar um negócio gigante com centenas de funcionários. Talvez a sua ideia seja apenas montar uma pequena empresa lucrativa para sustentar sua família e ao mesmo tempo ter liberdade.

Nem todo mundo precisa desenvolver o próximo uber, facebook ou google.

Daí vem a ideia do Micro Saas.

Micro Saas é uma pequena empresa de software como serviços operado por uma pessoa ou um pequeno time.

A ideia é resolver problemas em mercados de nicho.

Usando o mínimo de recursos .

E ter uma base de usuários pequena e fiel.

O Micro Saas é focado na lucratividade e sustentabilidade da empresa e não no crescimento.

Esse termo foi inventado pelo empreendedor Tyler Tringas. Ele até está escrevendo um livro sobre o assunto.

Não sei o como é a relação de vocês com seus pais mas o sonho do meu pai é que eu fizesse um concurso público para ter um bom salário e estabilidade. Mas eu nunca quis isso pra mim.

Já a ideia de ter um bom salário não é uma má ideia e uma receita recorrente é mais ou menos como um salário.

O que o cliente pagou no mês passado é o que ele pagará esse mês. Seu trabalho é manter o software funcionando e manter esses clientes satisfeitos.

Se o software for muito simples e nichado, depois que você conquistar alguns clientes, não é necessário ficar quebrando a cabeça contratando e gerenciando uma empresa em crescimento.

Você decide o tamanho dela e pode fazer outras coisas da vida. O Tyler conta em seu livro que ele gosta de viajar e é isso o que ele faz, viaja pelo mundo e o Micro Saas dele financia suas viagens.

Tem um vídeo em inglês no Youtube desse cara contando sobre o projeto dele. Ele desenvolveu um pequeno software enquanto viajava dos Estados Unidos para a Argentina. Desenvolveu durante a viagem mesmo no aeroporto e no avião. Segundo ele o software não ficou bom mas mesmo assim em 24 horas ele tinha 4 clientes pagando 5 dólares por mês.

Outra vantagem do Micro Saas é que você pode demitir seu cliente. Se sua ideia não é buscar crescimento a todo custo basta cancelar o contrato com aquele cliente que só incomoda.

Gostou da ideia? Eu também gostei. Gerenciar uma empresa em crescimento e com muitos funcionários não é fácil.

Veja como você pode encontrar ideias para desenvolver seu Micro Saas:

Coce a sua própria coceira. Pense nos problemas que você tem e quer resolver. E, a partir disso, crie um produto. Outras pessoas provavelmente tem o mesmo problema que você tem.

Um exemplo é o Every Time Zone. É um site que te ajuda a marcar reuniões com pessoas em outros fusos horários. A pessoa que desenvolveu não estava satisfeita com o que tinha disponível na internet para as pessoas se acharem nos diferentes fusos horários. É um site bem simples e tem uma versão paga.

Foque em nichos. As grandes empresas de Saas focam em grandes audiências, tentam agradar todo mundo e nessa de agradar todo mundo sempre tem alguém que quer algo mais específico e não encontra uma solução disponível. Por exemplo, existe um software de Micro Saas focado em estúdios de Yoga. Tudo nesse software é focado para esse nicho.

Automação de tarefas manuais. Olhe a sua volta. Procure coisas que possam ser automatizadas. Sempre tem alguém fazendo algum trabalho que podia ser automatizado.

Desenvolver aplicações conectadas a plataformas famosas. Existem diversas plataformas por aí com API aberta. Dá para fazer aplicações que se conectem a essas plataformas e façam alguma tarefa que elas ainda não tem disponíveis. Por exemplo a Amazon tem API aberta tanto pro AWS quanto para a loja. O Mercado Livre também tem API. O PipeDrive tem uma API muito boa.

Por exemplo o Everhour é uma ferramenta para medir o tempo gasto por um funcionário em determinada tarefa. Esse software se conecta aos principais softwares de gestão de projetos disponíveis no mercado. Custa 7 dólares por mês por usuário. É um exemplo de Micro Saas.

Veja meu vídeo sobre Micro Saas

Se quiser saber mais sobre gestão de empresas de Software como Serviço (Saas) veja mais vídeos em meu canal



Veja a relação completa dos artigos de Deivison Alves Elias