você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens Curso Gratuito sobre Expressões Regulares, com o Prof.  Julio Neves

Lançamento LibreOffice 7.0

Colaboração: The Document Foundation

LibreOffice 7.0: o novo grande lançamento da melhor suíte de escritório FOSS de todos os tempos está disponível em todos os sistemas operacionais e plataformas e fornece novos recursos significativos

Berlim, 5 de agosto de 2020 - O Projeto LibreOffice anuncia a disponibilidade do LibreOffice 7.0, uma nova versão importante com novidades significativas: suporte ao OpenDocument Format (ODF) 1.3; Mecanismo gráfico Skia e aceleração baseada na GPU Vulkan para desempenho aprimorado; e compatibilidade detalhada com arquivos DOCX, XLSX e PPTX.

  • Suporte para ODF 1.3. O padrão OpenDocument, o formato aberto nativo do LibreOffice para documentos de escritório, foi atualizado para a versão 1.3 tornando-se uma especificação do Comitê Técnico do OASIS. As novidades mais importantes são as assinaturas digitais de documentos e criptografia baseada em OpenPGP de documentos XML, com melhorias em áreas como registro de alterações e detalhes adicionais na descrição dos elementos nas primeiras páginas, textos, números e figuras. O desenvolvimento dos recursos do ODF 1.3 foi financiado por doações à The Document Foundation, mantenedora do projeto LibreOffice.

  • Motor gráfico Skia e aceleração baseada em GPU Vulkan. O mecanismo gráfico Skia foi implementado graças ao patrocínio da AMD e agora é o padrão no Windows, para um desempenho mais rápido. O Skia é uma biblioteca de gráficos 2D de código aberto que fornece APIs comuns que funcionam em várias de plataformas de hardware e software e podem ser usadas para desenhar textos, formas e imagens. O Vulkan é uma API de computação gráfica de última geração, com acesso multiplataforma de alta eficiência das GPUs modernas.

  • Melhor compatibilidade com arquivos DOCX, XLSX e PPTX. O DOCX agora salva no modo nativo 2013/2016/2019, em vez do modo de compatibilidade 2007, para melhorar a interoperabilidade com várias versões do MS Office, emulando a mesma abordagem da Microsoft. É possível agora exportar para arquivos XLSX com nomes de planilhas com mais de 31 caracteres, além de exportar caixas de seleção no XLSX. A mensagem "erro de conteúdo inválido" foi resolvida ao abrir arquivos XLSX exportados com formas. Por fim, houve melhorias no filtro de importação / exportação PPTX.

O LibreOffice oferece o mais alto nível de compatibilidade na área de suítes de escritório, começando pelo suporte nativo ao OpenDocument Format (ODF) - com recursos aprimorados de segurança e interoperabilidade em relação aos formatos proprietários - até o suporte quase perfeito para arquivos DOCX, XLSX e PPTX. Além disso, o LibreOffice inclui filtros para muitos formatos de documentos herdados e, como tal, é a melhor ferramenta de interoperabilidade do mercado.

Resumo dos demais novos recursos

GERAL

  • Novo tema de ícones, o padrão no macOS: Sukapura
  • Novas galerias de formas: setas, diagramas, ícones e muito mais ?
  • Efeitos de brilho e borda esmaecida para objetos.

WRITER

  • O Navegador é mais fácil de usar, com mais menus de contexto.
  • Suporte para texto semitransparente
  • Os marca-páginas podem ser exibidos no texto
  • Numeração alinhavada em listas, para consistência na interoperabilidade
  • Melhor manuseio de aspas e apóstrofos

CALC

  • Novas funções para geração de números aleatórios não voláteis
  • Atalho de teclado adicionado para soma automática

IMPRESS & DRAW

  • Suporte a texto semitransparente
  • Os subscritos agora retornam ao padrão de 8%
  • Geração de PDFs maiores que 500 cm

Tecnologia LibreOffice

Os novos recursos do LibreOffice 7.0 foram desenvolvidos por uma grande comunidade de contribuidores de código: 74% dos commits são de desenvolvedores empregados por empresas com assento no Conselho Consultivo, como Collabora, Red Hat e CIB, além de várias outras organizações e 26% são de voluntários individuais.

Além disso, existe uma comunidade global de voluntários individuais que cuidam de outras atividades fundamentais, como garantia de qualidade, tradução e localização de software, design de interface do usuário e ergonomia, edição de conteúdo e documentação da ajuda, além de software livre e defesa de padrões de documentos abertos.

Um vídeo resumindo os principais novos recursos do LibreOffice 7.0 está disponível no YouTube e também no PeerTube

Os produtos baseados na tecnologia LibreOffice estão disponíveis para todos os principais sistemas operacionais de desktop (Windows, macOS, Linux e ChromeOS), para a nuvem e para plataformas móveis. Eles são lançados pela The Document Foundation e por empresas de ecossistemas que contribuem para o desenvolvimento de software.

LibreOffice para usuários finais

O LibreOffice 7.0 representa a vantagem em termos de recursos para suítes de escritório de código aberto e, como tal, é direcionado a entusiastas da tecnologia, usuários iniciantes e usuários avançados. A Document Foundation não fornece suporte técnico para os usuários, embora eles possam obter ajuda de outros usuários nas listas de discussão e no site Ask LibreOffice

Para usuários cujo objetivo principal é a produtividade pessoal e, portanto, preferem uma versão que passou por mais testes e correções de bugs do que os novos recursos, a The Document Foundation mantém a família LibreOffice 6.4, que inclui alguns meses de correções de porta traseira. A versão atual é o LibreOffice 6.4.5.

LibreOffice para empresas

Para implantações empresariais, a TDF recomenda a terceirização do LibreOffice de um dos parceiros do ecossistema, para obter versões suportadas de longo prazo, assistência dedicada, novos recursos personalizados e outros benefícios, incluindo SLA (Service Level Agreements. O trabalho realizado pelos parceiros do ecossistema é parte integrante da tecnologia do LibreOffice.

Para migrações de suítes e treinamentos de escritórios proprietários, o suporte profissional deve ser fornecido por profissionais certificados que fornecem serviços de valor agregado que estendem o alcance da comunidade ao mundo corporativo e oferecem aos CIOs e gerentes de TI uma solução alinhada às ofertas proprietárias.

Página de referência

De fato, o LibreOffice - graças à sua base de código madura, rico conjunto de recursos, forte suporte a padrões abertos, excelente compatibilidade e opções de suporte de longo prazo de parceiros certificados - representa a solução ideal para empresas que desejam recuperar o controle de seus dados e se libertar. Das dependências de fornecedores.

Disponibilidade do LibreOffice 7.0

O LibreOffice 7.0 está disponível imediatamente neste link

Os requisitos mínimos para sistemas operacionais proprietários são Microsoft Windows 7 SP1 e Apple macOS 10.12. As versões do código-fonte mais recente do LibreOffice Online estão disponíveis como imagens do Docker no TDF

Os produtos baseados na tecnologia LibreOffice para Android e iOS estão listados aqui enquanto para App Stores e ChromeOS estão listados aqui

Usuários do LibreOffice, defensores do software livre e membros da comunidade podem apoiar o projeto LibreOfice via sua fundação, The Document Foundation, com uma doação

O LibreOffice 7.0 é construído com bibliotecas de conversão de documentos do Document Liberation Project

[1] Uma lista mais abrangente dos novos recursos do LibreOffice 7.0 está disponível na página wiki das Notas da versão

Kit de imprensa

O kit de imprensa com comunicado de imprensa e imagens e capturas de tela de alta resolução está disponível aqui



Veja a relação completa dos artigos de The Document Foundation