De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Instalar Pacotes rpm no Ubuntu

Colaboração: Denis Gabriel Ignacio

Data de Publicação: 03 de maio de 2010

Primeiramente vou explicar qual o significado da palavra. RPM é um sistema de instalação, desinstalação e atualização criado pela Red Hat. O RPM é usado por muitas distribuições populares como Fedora, Suse entre outras, mas o Ubuntu não se encontra nesta lista.

Quem esta acostumado a usar o comando rpm -i pacote.rpm para instalar pacotes rpm terá um pouco de dificuldade ao se deparar com pacotes rpm no Ubuntu.

Mas este problema é bem simples de ser solucionado. No Ubuntu existe um comando chamado alien. Este comando não vem instalado por padrão. Precisamos instalá-lo antes de continuar.

Instalando o alien:

$ sudo apt-get install alien

Agora que temos o software alien instalado podemos instalar os pacotes rpm.

$ sudo alien pacote.rpm

O comando acima gerará um arquivo deb do pacote. Para instalar o pacote deb podemos utilizar o comando:

 dpkg -i pacote.deb

Se tudo correr bem seu pacote foi instalado e está pronto para ser usado.

Agora vamos explicar como o comando alien funciona. O comando alien é um conversor de formatos, ou seja, você tem um pacote rpm mas a sua distribuição suporta apenas deb. Com o alien é possivel converter este rpm para deb e posteriormente instalar o deb gerado.

Caso queira saber mais sobre este comando leia o manual:

 man alien

Tem muita informação interessante. Lembrando que o alien não realiza conversão apenas destes formatos citados, é possivel converter para deb, rpm, tgz, pkg entre outros.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Denis Gabriel Ignacio