De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


GIMP - Correção de Olhos Vermelhos

Colaboração: Luciana Mizutani

Data de Publicação: 08 de Maio de 2005

Esta mensagem contém imagens e poderá ser melhor visualizada no site da Dicas-L

GIMP significa GNU Image Manipulation Program e é uma alternativa livre licença GPL para tratamento de imagens de qualidade comparável e até mesmo superior às alternativas comerciais.

É comum em fotos de festas que apareçam pessoas com olhos brilhantes vermelhos.

Para evitar isso, existem alguns truques, como expor os olhos das pessoas, antes da foto, à luz. Isso faz com que a pupila se contraia o que realça a cor da íris e impede que o fundo dos olhos funcionem como espelhos que refletem a luz do flash dando o efeito de olhos vermelhos.

Uma outra solução para os olhos vermelhos é a ferramenta de super-exposição do GIMP.

No GIMP, com a imagem a ser corrigida aberta, na janela de camadas entre na aba de canais. Normalmente as opções de camada se abrem assim que se inicia o GIMP, caso ela não esteja aberta, entre em Arquivo/ Diálogos/Camadas. Se a aba Canais não estiver aberta clique na seta no canto superior direito e selecione Adicionar Aba/Canais.

Em Canais, trabalhe apenas com a camada <vermelho. Clique no olho ao lado das camadas de verde e azul.

Selecione então a ferramenta <Pincel de Sub-exposição ou Super-exposição. Com duplo clique na ferramenta abre-se as opções da ferramenta.

Lembre-se de escolher um pincel adequado para a foto. Nas opções da ferramenta escolha <tipo: super-exposição / modo: tons claros

Na imagem, use a ferramenta de super-exposição na pupila.

Exemplo:

Antes

Depois

Instalar e usar o GIMP é muito simples. Basta visitar a seção de downloads do site do produto e baixar os binários para a sua plataforma computacional. Estão disponíveis versões para Windows, Unix (incluindo Linux) e Apple Macintosh.

Visite também o Sistema Rau-Tu de Gimp para resolver suas dúvidas sobre GIMP.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Luciana Mizutani