De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 23 de Maio de 1997
A tarefa de manter espaço em disco em quantidade suficiente para que os usuários consigam trabalhar e o sistema operacional consiga funcionar decentemente é uma das mais importantes do administrador de sistemas.
O comando "find" é uma ferramenta excelente para desempenhar este tipo de tarefa.
Existem arquivos que aparecem no sistema de tempos em tempos e que ocupam um espaço considerável e não servem para nada.
Arquivos chamados "core" por exemplo são resultados de um dump de memória realizado por um programa para que o programador determine o que ocorreu de errado. Normalmente a maioria das pessoas não se dão ao trabalho de remover estes arquivos e eles continuam a existir no seu disco por um longo tempo, apenas ocupando espaço.
Arquivos postscript também ocupam muito espaço. Não recomendo que se remova estes arquivos, mas pelo menos eles podem ser compactados.
Arquivos há mais de um dia sem serem modificados e residentes no diretório /tmp, também não devem continuar vivendo.
Alguns administradores também têm por hábito remover os arquivos chamados a.out (embora isto possa gerar atritos com alguns usuários).
Também pode ser interessante descobrir quem está abrigando arquivos realmente grandes em seus diretórios para se tomar providências.
Bem, a descoberta de todos estes arquivos e as ações apropriadas podem ser tomadas automaticamente através de um simples shell script:
#! /bin/sh # Encontra e apaga arquivos chamados core find / -name core -print | xargs rm # Encontra e compacta arquivos postscript find / -name \*.ps -print | xargs gzip # Encontra e remove arquivos chamados a.out find / -name a.out -print | xargs rm # Descobre arquivos maiores que 2048 blocos de 512 bytes e envia a relação # para o administrador de sistemas find / -size +2048 -print | xargs ls -l | mail root # Apaga arquivos residentes no diretório /tmp que não tenham sido # modificados há mais de um dia find /tmp -mtime +1 -print | xargs rm
"Estive recentemente na América Latina e a única lembrança que eu tenho e a de que eu não estudei muito Latim na escola e não pude me comunicar com o povo de lá muito bem." (Vice-Presidente dos E.U.A. Dan Quayle)
This policy contains information about your privacy. By posting, you are declaring that you understand this policy:
This policy is subject to change at any time and without notice.
These terms and conditions contain rules about posting comments. By submitting a comment, you are declaring that you agree with these rules:
Failure to comply with these rules may result in being banned from submitting further comments.
These terms and conditions are subject to change at any time and without notice.
Comentários