De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


FTP seguro utilizando o proprio SSH

Colaboração: Emilio Nakamura

Data de Publicação: 28 de Maio de 1999

Existe um modo de realizar um FTP seguro utilizando o proprio SSH.

O SSH possui uma caracteristica de redirecionamento de portas, que podemos utilizar para estabelecermos qualquer conexao segura.

Na verdade utilizaremos os dois clientes (SSH e FTP): O SSH para estabelecermos a conexao segura com o redirecionamento de portas, e o FTP para conectarmos a essa porta redirecionada pelo SSH.

O que temos que fazer é o seguinte:

- Estabelecer uma conexao com o servidor SSH, utilizando a caracteristica "Port Forwarding". Podemos escolher uma porta qualquer, como por exemplo 1500. Qualquer conexao a essa porta sera feita de maneira segura.

  • Estabelecer uma conexao com o servidor FTP na porta especificada na conexao SSH (no caso 1500).

    Pronto. A conexao foi feita na porta 1500, que na verdade é um redirecionamento do SSH. O seu FTP seguro vai portanto funcionar assim: a gente se conecta ao servidor SSH especificando uma porta de redirecionamento (1500). Com o cliente FTP a gente se conecta a essa porta (1500), de modo que a conexao é feita sob um canal seguro, com todas as caracteristicas do SSH, especialmente a criptografia. O servidor SSH por sua vez se comunica com o servidor FTP. Como os dois servidores estao na mesma maquina, nenhum dado passa em claro pela rede.

    OBS 1: Os servidores SSH e FTP devem estar na mesma maquina;

    OBS 2: O servidor FTP deve permitir a transferencia passiva (Passive Transfer);

    OBS 3: Eventualmente esse redirecionamento pode ser utilizado para qualquer outro protocolo, como por exemplo o POP, para leitura segura dos e-mails.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Emilio Nakamura