De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


CyberPaz, Vigilância e Privacidade

Colaboração: Albino B Neto

Data de Publicação: 02 de agosto de 2013

Estamos passando por uma fase que temos que voltar nosso ângulos para a CyberPaz. O controle, vigilância e a falta de privacidade que está ocorrendo a todo tempo na internet está sendo auge de muitos textos e manifestações de ativistas.

Para entender um pouco a internet é um meio, não um fim. Para usarmos ela é necessários milhares de quilometros de cabos de fibra ótica, servidores, hardwares e por trás deles empresas privadas/públicas, que muitas vezes são controladas pelo Estado. Ou seja, se não faz o que é pedido não tem seu serviço.

Vigilância e Controle da Internet o que vem sendo discutido há algum tempo. Hoje o Estado conjunto as empresas privadas estão querendo o controle da internet. Há controle, como assim? O controle, segundo os dicionários: Verificação administrativa; inspeção, fiscalização . Querem saber o que você tem feito ultimamente, ler seus e-mails, mensagens SMS, redes sociais [1], isso é possível porque os dados ficam armazenados em um servidor não criptográfico ou se dizem que sim > não acredite, porque o Estado ou a própria empresa pode descriptografar sem problemas! A vigilância está vinculada com o controle, tendo o controle dos seus dados na internet é possível ter vigilância de cada passo que você dá.

Cadê a nossa privacidade já que a internet é aberto e pública? Não tem, mas é possível consegui por conta própria. Isso não ocorre já algum tempo, desde que as ambições das empresas e o medo do Estado de ataques e querer saber sobre você.

No momento que conecta pelo cabo de rede ou wireless/wi-fi você já está na grande rede a INTERNET. :-)

O Software Livre é um grande marco para ter liberdade. Você compra um computador, abre o gabinete olha aquele monte de peças e não sabe de nada e não possui nenhuma informação a respeito, liga o computador e aparece o sistema operacional que piorou mas ainda sobre informação ou documentação. O Software Livre é a liberdade de escolha, liberdade de informação e compartilhamento.

Tendo tudo isso e mais um pouco, o Software Livre, liberta-te para você ter conhecimento sobre o que usa ou que está usando nesse momento.

A CyberPaz é o oposto da CyberGuerra que as mídias falam para esquentar a relação de conteúdo e os Estados. A CyberPaz devemos construir com o compartilhamento de informações, software e hardware livres, buscar a privacidade na internet, questionar porque ocorreu isso ou aquilo, ter o próprio controle dos seus dados.

Uma dica que é que evitar o Facebook, Google Plus, Twitter e outras do gênero. Mas se você possui evite enviar suas informações pessoas, adicionar pessoas desconhecidas, focar quem é seus parentes, fotos, local onde está etc.

Outra dica é instalar o TOR [2].

  1. https://albinopcs.wordpress.com/rede-social/faq/
  2. https://albinopcs.wordpress.com/2013/06/05/projeto-tor-anonimo-e-seguranca-na-rede/

Abraços

Original: https://albinopcs.wordpress.com/2013/06/07/cyberpaz-vigilancia-e-privacidade/

Blog do autor

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Albino B Neto