De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Como exibir arquivos OpenOffice sem ter o OpenOffice

Colaboração: Alexandre Hautequest

Data de Publicação: 06 de Novembro de 2003

Nos tempos de código proprietário, ou você usava algum visualizador (seja proprietário, seja "conversor" para HTML), ou abria o arquivo em algum leitor que soubesse como interpretar o documento. Ou simplesmente não o lia.

No OpenOffice, você abre um documento com qualquer leitor XML, incluindo os navegadores de última geração Mozilla (e seu primo Firebird), e os programas baseados em sua "engine".

Um documento OpenOffice, na verdade, é um arquivo compactado no padrão ZIP, que contém diversos arquivos XML dentro. Dentro de um arquivo de textos do OpenOffice, por exemplo, encontramos os sequintes arquivos: META-INF/manifest.xml, layout-cache, mimetype, styles.xml, content.xml , meta.xml e settings.xml.

Exceto o "layout-cache", que é um arquivo binário e o "mimetype", arquivo tipo ASCII, os outros são documentos padrão XML 1.0. O conteúdo do documento fica no arquivo "content.xml".

Os arquivos de apresentação (.sxw), contam com uma outra pasta adicional, Pictures, com todas as imagens em anexo do documento.

Fica simples, agora, para algum programador PHP ou Java, por exemplo, criar sua classe de exibição de documentos OpenOffice, e incorporar na sua página um ótimo visualizador OpenOffice, tão Open quanto o OpenOffice.


Links C++, UML, etc.

O André Duarte Bueno, autor do livro Programação Orientada a Objeto com C++ (http://novateceditora.com.br/livros/progooc/), me escreveu dizendo que mantem uma coleção de links sobre C++ (UML, STL), em http://www.lenep.uenf.br/~bueno/ApostilaProgramacao/AndréBueno-bookmarks-prog.html

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Alexandre Hautequest