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10 dicas para arquitetos de software antes de iniciar um projeto

Colaboração: Ricardo Takemura

Data de Publicação: 28 de janeiro de 2016

  1. Se sua equipe estiver montada, saiba antes da experiência e "das vontades" de cada um;
  2. Pesquise as tecnologias que você pensa em usar antes de utilizá-las (pode ser bobo, mas é realmente uma dica :) );
  3. Se você não sabe ou não tem certeza do que utilizar, pense sempre no mais simples;
  4. Quanto mais complexo uma tecnologia é, pior será a velocidade de desenvolvimento (vá por mim, querer se mostrar que é o "bom", pode acabar bem "mal" :P );
  5. Comunique as suas decisões para a equipe ("surpresas" que não são presentes ou comemorações podem ser tão perigosas quanto "bombas");
  6. Nunca se "empolgue" com uma tecnologia, no nosso meio, na maioria das vezes, a razão vem antes do coração;
  7. Em uma decisão arquitetural, planeje antes de executar (sempre);
  8. Se tiver tempo, faça provas de conceito com as tecnologias que você não sabe ou que são novas;
  9. Se conseguir, verifique o escopo do projeto como um todo antes de escolher quais tecnologias utilizar;
  10. Se possível, pergunte antes para alguém que tenha mais experiência na tecnologia que você. Perguntar não deveria ofender a pessoa e nem você (como dizem: "Perguntar não é burrice, burrice é deixar de perguntar!");

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