você está aqui: Home → Agenda Livre
Por Débora Lavinia
Data de Publicação: 06 de Agosto de 2010
Linus Torvalds palestrará na LinuxCon Brasil 2010 em São Paulo.
Divulgada grade de palestras.
Acontece - pela primeira vez no Brasil - nos dias 31 de agosto e 1º de setembro de 2010 no WTC - World Trade Center Convention Center, São Paulo, o evento internacional LinuxCon Brasil 2010, com a presença - pela primeira vez no Brasil - de Linus Torvalds, o criador do Linux.
A LinuxCon é um evento organizado pela Linux Foundation, uma organização sem fins lucrativos dedicada a promover o crescimento do Linux e mantida por grandes empresas globais de TI, tais como IBM, Intel, Fujitsu, Hitachi, Motorola, Google, entre outras.
O evento acontecia, até então, somente nos USA e Japão, e pela primeira vez ocorrerá fora deste eixo. "Quando recebemos a visita de Jim Zemlin, presidente da Linux Foundation, meses atrás para convidar a 4Linux a apoiar o evento, ficamos surpresos e bastante felizes com o fato de que o Brasil tinha sido escolhido para sediar a conferência", afirma Marcelo Marques, Diretor de estratégias da 4Linux.
A LinuxCon é um espaço para troca de informações, colaboração e educação nos assuntos relacionados ao Linux, e procura reunir desenvolvedores, especialistas, administradores de redes e sistemas, bem como executivos de TI. As palestras são proferidas por personalidades do mundo Linux, sendo uma excelente oportunidade para se conectar com excelentes profissionais.
Além de Linux Torvalds, estarão palestrando na LinxCon Brasil: Andrew Morton, mantenedor do kernel do Linux; Jim Zemlin presidente da Linux Foundation; Thomas Gleixner, mantenedor do "the common Intel architecture branch (x86)"; Ian Pratt, líder do projeto de virtualização Xen; Ted Ts'o, um dos mais antigos desenvolvedores do kernel do Linux e mantenedor do sistema de arquivos ext4 - atualmente trabalhando no Google nas áreas de sistemas de arquivos e armazenamento de dados, entre outros.
Além das excelentes palestras técnicas, o evento contará também com palestras de "cases" que mostram como o Linux e o software livre estão cada vez mais presentes no mercado corporativo. A Globo.com mostrará, por exemplo, como transmitiu a copa do mundo de 2010 usando a plataforma Linux e softwares livres, e a 4Linux mostrará como a Caixa Econômica Federal conecta todos os seus ATMs (que usam Linux embarcado) em uma infra-estrutura que funciona 100% com softwares livres (http://www.4linux.com.br/Linux-Software-Livre-na-Caixa-Economica-Federal) O evento conta também com uma área de exibição (estandes) onde fornecedores mostrarão seus produtos e serviços e como o software livre está mudando o jeito destas empresas tratarem seus ativos de software. Já confirmaram presença: Globo.com, Intel, Caixa Econômica Federal, Serpro, 4Linux entre outras.
"O Brasil já organiza o FISL - provavelmente o maior evento de software livre do mundo - com um grande sucesso de público e palestras de excelente qualidade, mas ter o Brasil escolhido para sediar a LinuxCon fora do eixo USA e Japão, mostra o quão forte está o uso de plataformas livres no Brasil", explica Rodolfo Gobbi, Diretor Geral da 4Linux.
A programação completa do evento pode ser conferida em:
http://events.linuxfoundation.org/events/linuxcon-brazil/pt/horario
Além dos keynotes, o evento contará com mais de 90 atividades, divididas entre palestras, grupos de discussão e tutoriais.
ATENÇÃO: Até sábado (07/08/2010), a Linux Foundation manterá o preço promocional para obtenção do ingresso ao evento: R$ 250,00. A partir do dia 08/08/2010, o preço sobe para R$ 350,00. Estudantes tem 50% de desconto (meia-entrada).
Mais informações a respeito da LinuxCon Brasil 2010 podem ser encontradas em http://events.linuxfoundation.org/events/linuxcon-brazil/pt/inicio
Empresa especializada em treinamentos e serviços baseados em softwares livres com foco em segurança já treinou mais de vinte mil alunos em Linux e software livre. Idealizadora do HackerTeen - projeto de edutainment para jovens da geração internet sobre segurança da computação, empreendedorismo na Internet e ética hacker - que, com uma metodologia inovadora, foi avaliado como "primeiro e único no mundo" pela Harvard Business Scholl. Realizou alguns dos mais conhecidos cases de software livre do Brasil, entre eles: Metrô de São Paulo, Casa da Moeda do Brasil, Ceagesp e Projeto CDTC (Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento) - uma parceria entre a IBM e o ITI - que envolveu, entre outras ações, a maior capacitação em Linux do Brasil: 785 educadores do Mininistério da Educação foram treinados em Linux pela 4Linux. O case de maior visibilidade da 4Linux é o suporte a 27.000 terminais financeiros lotéricos a a construção da infra-estrutura do atendimento do ATMs baseado em software livre da Caixa Econômica Federal.
Idealizado pela 4Linux, empresa especializada em treinamentos e serviços baseados em softwares livres com foco em segurança, o HackerTeen é um projeto educacional sobre redes e segurança da computação, empreendedorismo na internet e ética hacker para adolescentes de 14 a 19 anos.Com uma metodologia inovadora 100% à distância com voz e vídeo - envolve desafios, jogos, RPG (no modelo presencial), Linux e desenhos mangás. Com uma metodologia inovadora, foi avaliado como "primeiro e único no mundo" pela Harvard Business School.
O público do HackerTeen é focado em pessoas que gostam de computadores e jovens desperdiçam o seu tempo em atividades não produtivas (chat, Orkut, MSN). O objetivo do projeto é fazer com que os jovens aprendam aquilo que realmente fará diferença para eles no mercado de trabalho ou ajudá-los a montar o próprio negócio relacionado com computadores.
Sobre a LinuxCon http://events.linuxfoundation.org/events/linuxcon-brazil/pt/inicio
Importe este compromisso para sua agenda do Google, Kolab, etc |
Formato CSV Formato iCal |