Opções

[no]debug Debugging é desativado por default. Se ativado, o servidor de nomes exibe informações como timeout e exibe o pacote de resposta.
[no]defname Por default, o comando nslookup acrescenta o nome do domínio default a nomes que não possuem um "." no final.
[no]search A opção search encobre o domínio default (opção defname). Ou seja, a opção defname somente se aplica se a opção search está desligada. O comando nslookup acrescenta os nomes dos domínios listados na lista de procura (srchlist) a nomes que não terminam em "."
[no]recurse o programa nslookup solicita serviço recursivo por default.
[no]d2 O debug no nível 2 é desativado por default. Se ativado, são exibidos os pacotes enviados em adição à saída do debug.
[no]vc Por default, o comando nslookup utiliza pacotes UDP ao invés de TCP (circuitos virtuais ou virtual circuits - vc). A maior parte das perguntas (queries) são feitas utilizando UDP. Da mesma forma que o resolver pode ser instruído a utilizar TCP, o nslookup também oferece a mesma funcionalidade.
[no]ignoretc Por default, o nslookup não ignora pacotes truncados. Se é recebido um pacote que possui o bit indicativo de pacote truncado ligado, indicando que o servidor de nomes não conseguiu incluir toda a informação dentro de um pacote UDP, o nslookup não o ignora. É repetida a pergunta utilizando-se uma conexão TCP ao invés de UDP.
port=53 O serviço DNS atende na porta 53. O DNS pode ser inicializado em outra porta para fins de debug e o nslookup pode ser direcionado a utilizar esta nova porta.
querytype=A Por default, o nslookup tenta resolver endereços,registros do tipo A (address).
class=IN A única classe que importa é IN (Internet). Existem outras classes como por exemplo HESIOD (HS).
timeout=5 Se o servidor de nomes não responder em 5 segundos, o nslookup reenvia a pergunta e dobra o timeout (para 10, 20 e 40 segundos). O resolver do BIND utiliza os mesmos timeouts ao interrogar um único nameserver.
retry=4 Envia a pergunta 4 vezes antes de desistir. Após cada pergunta o timeout é dobrado.
root=ns.nic.ddn.mil Existe uma facilidade chamada root que chaveia o servidor de nomes para o servidor identificado por esta opção.
domain= Este é o domínio default acrescido ao nome fornecido caso a opção defname esteja ligada.
srchlist= Se a opção search estiver ativa, estes são os domínios acrescidos a nomes que não se encerrem em "."