De copo plástico descartável a pequenos brindes, o segredo da transformação

Por Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 18 de Agosto de 2009

O título deste artigo é também o título de uma matéria publicada no Jornal da Unicamp, que trata de um projeto desenvolvido por funcionários da Unicamp, tendo por objetivo a reciclagem de copos plásticos descartáveis.

Esse projeto originou-se da idéia de encontrar alternativas para minimizar uma situação cotidiana no ambiente de trabalho: os copos plásticos descartáveis utilizados diariamente. O desafio seria transformar esse material em algo que pudesse retornar de forma útil para a comunidade.

Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é demonstrar que, através de ações organizadas, situações que causam danos socio-ambientais podem ser revertidas dentro da nossa área de atuação, resultando em benefício a todos.

O local escolhido para desenvolver o projeto foi a Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp. Foram coletados e armazenados, durante trinta dias, os copos descartáveis utilizados. Esse material foi então encaminhado para uma empresa de reciclagem para ser processado e granulado. Em seguida foi industrializado, resultando em um produto que trouxe satisfação para as pessoas que participaram do processo.

O resultado desse projeto mostrou que ações simples, feitas no dia-a-dia, podem contribuir tanto para a melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho como também para motivar as pessoas a se engajarem em prol de objetivos comuns que resultem em benefícios à sociedade.

A idéia básica nesta fase é criar um círculo virtuoso, visando sempre a educação e a preservação ambiental com o objetivo de se criar uma mudança de cultura na sociedade. Demonstrar que o nosso resíduo é rico e pode ser transformado em objetos essenciais para uso diário e para a educação, tais como réguas, canetas, esquadros e pranchetas, pode ser o fator motivador para motivar as pessoas a fazerem o descarte de maneira organizada e correta. Estas ações organizadas, por sua vez, facilitariam o trabalho das cooperativas de reciclagem, melhorando sua eficiência, abrangendo uma maior área e tornando-as auto-sustentáveis. O Projeto Recicle visa adquirir os plásticos separados nas cooperativas através das prefeituras, transformando-os em produtos úteis como baldes, bacias, materiais para escritório e material escolar, criando um ciclo auto-sustentável. A usina centralizada de processamento pode ser implantada por meio de um consórcio de municípios organizados. Esta usina processará todo o resíduo, gerando emprego e renda, e beneficiando-se da responsabilidade socio-ambiental.

A seguir, dois vídeos publicados no Youtube, que explicam o projeto e seus objetivos em mais detalhes. O primeiro vídeo, de duração de 3 minutos e 26 segundos, foi veiculado na Rede Bandeirantes de Televisão. O segundo vídeo foi produzido pela TV Unicamp, e possui 10 minutos e 53 segundos de duração

Vídeo 1 - Rede Bandeirantes de Televisão

Vídeo 2 - TV Unicamp

Para entrar em contato com os mantenedores do projeto, envie um email para o endereço labprototipos@yahoo.com.br.

Preservar o meio ambiente, faça a sua parte.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos desta coluna