Dicas-L no Twitter, Stumbleupon, Del.icio.us e muito mais

Por Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 27 de Maio de 2009

Recentemente me perguntaram porque a Dicas-L ainda não estava no Twitter. Eu já havia lido e ouvido muita coisa sobre o Twitter, a maioria delas boas, mas ainda não tinha investigado mais sobre ele ou criado uma conta para mim. Com a provocação, eu resolvi investigar mais e gostei muito. Além do que, guardadas as devidas proporções, o Twitter tem muito a ver com a idéia original da Dicas-L, de fornecer dicas, de todos os tipos, sobre os mais diversos assuntos.

No site criei então uma barra, permitindo que as pessoas postassem seus artigos favoritos no Twitter e também no Del.icio.us e StumbleUpon. Já que estava com a mão na massa, implementei uma idéia bem antiga, de criar versões em PDF de todos os artigos. A barra contém também um link para recomendação e uma versão para impressão, sem as colunas laterais e os itens de navegação.

A postagem das novidades da Dicas-L no twitter será feita automaticamente, sempre que um artigo novo for publicado. É incrivelmente simples postar no Twitter a partir da linha de comando, ideal para embutir em uma shell. Com a ajuda do Eduardo Maçan, eu acrescentei, aos scripts de manutanção da Dicas-L, as seguintes linhas:

  #------------------------------------------------------------------------------
  # Postagem no Twitter
  #------------------------------------------------------------------------------
  USER=dicasl
  PASS=abc123
  
  MENSAGEMUTF8=`echo $title_2 | iconv -f iso8859-1 -t utf-8`
  
  curl -u $USER:$PASS -d \
  status="$MENSAGEMUTF8:+http://www.Dicas-L.com.br/dicas-l/$TIP_FILE.php" \
  http://twitter.com/statuses/update.xml

Como eu ainda uso a codificação iso8859-1, eu tive que usar o programa iconv para converter o título da mensagem para o formato UTF-8. A página do Twitter é codificada em UTF-8 e ao publicar com a codificação que uso, as letras acentuadas não apareciam. Como vocÊs podem ver, o programa que faz a mágica é o curl, que está disponível em praticamente todas as boas distribuições GNU/Linux.

Outra coisa, que esqueci de celebrar, a Dicas-L completou 12 anos de existência no dia 3 de março de 2009. Apesar de tentativas de migrar para algo mais moderno como Drupal, Wordpress e muitas outras soluções que estudei, todo o site é mantido por meio de diversos shell scripts. O script principal já tem mais de 80 versões e 328 linhas de código. Mas são vários outros scripts e muitas linhas de código. Sou da escolinha do Papai do Shell, o Júlio Neves, que aliás, me ensinou muita coisa boa também.

Uma coisa interessante, que o Twitter vai possibilitar, é trazer para a atenção dos seguidores da Dicas-L (followers), artigos mais antigos, mas que ainda são atuais e importantes. Sempre que faço a revisão do conteúdo dos 12 anos do site, encontro muita coisa boa, que caiu no esquecimento. Quem sabe com o Twitter estas informações tão importantes não voltem a ser úteis a alguém?

Para finalizar, escolhendo com cuidado quem você segue, a sua oportunidade de aprendizado é inigualável. Um velho amigo meu e professor, muito tempo atrás me recomendou que nunca lesse livros bons ... apenas os ótimos. Já peguei ótimas dicas com as pessoas que sigo no Twitter, para o trabalho, para minha vida, para tudo. Se você ainda não conhece o Twitter, não custa nada tentar.

Para seguir a dicas-L no Twitter, o endereço é http://www.twitter.com/dicasl

Happy twitting :-)

PS.: A barrinha que criei está logo abaixo. Legal, não? Não se esqueça de ver o PDF deste artigo.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos desta coluna