Os Segredos do Google

Por Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 07 de Outubro de 2007

A Dicas-L inaugura hoje mais uma coluna, chamada **Os Segredos do Google. Esta coluna é inaugurada já com 52 artigos. Estes artigos são na verdade uma coletânea de tudo que já foi publicado na Dicas-L sobre o Google, desde o seu primeiro artigo, publicado no dia 24 de agosto de 1998.

Eu me recordo muito bem do momento em que surgiu o Google. Na época, os buscadores mais famosos estavam sob ataque feroz dos spammers. As consultas já não traziam resultados relevantes e para achar o que se desejava já estava ficando dificil.

O surgimento do Google foi como uma luz no fim do túnel. De repente, encontrar a informação desejada se tornou muito mais fácil e simples. Vejam só o que eu disse na época:

Anotem esta URL: http://google.stanford.edu. Eu estou fazendo uma pesquisa para uma nova palestra que estou preparando e recebi um email informando deste novo mecanismo de busca. Foi um achado. A relevância dos links para o assunto que procuro foi excelente. Isto se dá devido a um conceito novo, devido ao fato de que o cálculo da relevância dos links é calculada levando-se em conta o número de links apontando para o documento

Hoje, em 2007, o Google continua na dianteira em termos da qualidade de suas consultas, ao mesmo tempo em que continua inovando em muitas direções, de formas inusitadas e surpreendentes. Saber usar um mecanismo de busca poderoso como o Google é sem dúvida uma competência importante que não pode ser deixada de lado.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos desta coluna